Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Quanto baixou o seu ordenado com o efeito da inflação? Simule aqui

Um trabalhador que ganhe um salário de mil euros perdeu 82 euros com o efeito da inflação em fevereiro.

Quanto baixou o seu ordenado com o efeito da inflação? Simule aqui
Notícias ao Minuto

07:32 - 03/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Inflação

A taxa de inflação terá voltado a desacelerar em fevereiro, segundo os dados preliminares do INE, mas a verdade é que a subida dos preços continua a ter impacto no poder de compra dos consumidores. Quanto baixou o seu ordenado com o efeito da inflação?

Há uma ferramenta da Pordata - à qual pode aceder aqui - que ajuda a responder a esta questão: "Pode ter recebido um salário de mil euros, mas o seu poder de compra é de apenas 918 euros".

Significa isto que um trabalhador que ganhe um salário de mil euros perde 82 euros com o efeito da inflação. 

Na prática, a funcionalidade da Pordata "permite converter um determinado montante, utilizando o valor mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC). Trata-se de transformar valores a preços correntes/nominais em valores a preços constantes/reais, descontando a inflação. O cálculo é efetuado com base no último valor mensal do índice divulgado pelo INE".

A taxa de inflação terá voltado a desacelerar em fevereiro para 8,2%, de acordo com os dados divulgados na terça-feira pelo INE.

Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo quarto mês consecutivo, para 8,2% em fevereiro de 2023, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", refere o INE.

Em sentido oposto, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá acelerado para uma variação de 7,2% (7,0% no mês precedente).

Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para 2,0% (taxa inferior em 5,1 p.p. face ao mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para 20,1% (18,5% em janeiro).

Leia Também: Taxa de inflação da zona euro abranda para 8,5% em fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório