Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Consumo de gás desceu, mas o de eletricidade subiu em fevereiro

Dados são da Adene.

Consumo de gás desceu, mas o de eletricidade subiu em fevereiro
Notícias ao Minuto

11:10 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

O consumo de gás desceu, mas o de eletricidade subiu em fevereiro, de acordo com a informação disponibilizada pela Adene - Agência para a Energia, esta quinta-feira. 

"Em fevereiro, o consumo de gás natural foi de 4.892 GWh, menos 1,5% face ao mês homólogo. No que diz respeito à energia elétrica, o consumo de totalizou 4.244 GWh, mais 3,1% face ao mês homólogo", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Segundo a Adene, o mercado elétrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de eletricidade, foi responsável por 48% do consumo, sendo os restantes 52% destinados ao mercado convencional.

"Os EUA mantiveram a liderança de fornecimento de gás natural a Portugal com uma quota de 37%, seguindo-se a Rússia (22,6%), Nigéria (20,3%) e o gás importado através das interligações com Espanha (20%)", revela ainda a Adene. 

"Destaca-se que 1/5 do total do gás importado foi feito através das interligações com Espanha (gasodutos), algo que não se verificava desde o final de 2018", pode ler-se. 

Relativamente à energia elétrica, o consumo de totalizou 4 244 GWh, mais 3,1% face ao mês homólogo.

"Em fevereiro as energias renováveis abasteceram 66% do consumo de eletricidade em Portugal, as não renováveis 31% e os restantes 3%, saldo importador. A distribuição do abastecimento do consumo de eletricidade teve a seguinte desagregação por fonte: térmica não renovável 31,3% (essencialmente gás natural), hídrica 27,6%, eólica 27,5%, biomassa 5,7% e o solar fotovoltaico 5,0%", pode ainda ler-se. 

Leia Também: Economia num minuto: Os quatro temas que marcam esta quinta-feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório