Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

EDP lança OPA sobre EDP Brasil financiada por aumento de capital

A EDP anunciou hoje o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) de 100% sobre a EDP Brasil, financiada por um aumento de capital de 1.000 milhões de euros, dos quais 600 milhões estão já assegurados por principais acionistas.

EDP lança OPA sobre EDP Brasil financiada por aumento de capital
Notícias ao Minuto

07:27 - 02/03/23 por Lusa

Economia EDP

Em comunicado enviado esta madrugada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a EDP anunciou o lançamento de uma OPA de 100% sobre a sua subsidiária cotada EDP Brasil, detida a 56,05% (posição consolidada de 57,55%), "visando a sua retirada de bolsa numa transação que gera valor".

"Centrada nas redes renováveis e elétricas, esta operação visa também simplificar a organização empresarial", explicou a EDP.

A OPA será financiada por um aumento de capital de 1.000 milhões de euros, colocado junto de investidores institucionais, e 600 milhões de euros têm já o compromisso de investimento dos principais acionistas, incluindo o grupo China Tree Gorges (CTG).

Segundo o comunicado ao mercado, o preço oferecido aos acionistas minoritários da EDP Brasil é de 24 reais por ação (cerca de 4,4 euros), correspondendo, assim, a um investimento potencial total de 5.770 milhões de reais (cerca de 1.040 milhões de euros).

A retirada bolsista da EDP Brasil deverá estar concluída no segundo semestre de 2023.

A EDP Renováveis Brasil foi fundada em 2009 e tem 1,1 gigawatts (GW) de renováveis em atividade.

"Esta operação irá reforçar o foco nos segmentos de energias renováveis e redes, ao mesmo tempo que reduz a exposição à geração hídrica e prevê saída da produção termoelétrica", apontou a EDP.

Leia Também: Recebe subsídios ou pensões? Estas são as datas de pagamento em março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório