Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

BEI e Bruxelas fecham novos acordos para financiar empresas em países ACP

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Comissão Europeia assinaram hoje acordos num valor de quatro mil milhões de euros para promover investimentos privados nos países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) até 2027.

BEI e Bruxelas fecham novos acordos para financiar empresas em países ACP
Notícias ao Minuto

12:25 - 28/02/23 por Lusa

Economia Comissão Europeia

De acordo com um comunicado do executivo comunitário, os acordos de garantia assinados irão permitir mobilizar até 3,5 milhões de euros de empréstimos e 500 milhões de euros, sob a forma de uma contribuição do fundo fiduciário, para financiar empresas nos países ACP, no processo de aplicação da estratégia Global Gateway da União Europeia (UE).

Na vertente do Acordo de Garantia ao abrigo do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável Mais (FEDS +), o BEI atua, por exemplo, através do Mecanismo Africano para a Cadeia de Valor Agrícola (Green African Agricultural Value Chain Facility), que concede empréstimos a intermediários em toda a África subsaariana que, por sua vez, concedem financiamentos às pequenas e médias empresas elegíveis ativas nas cadeias de valor agroalimentares.

A segunda vertente consiste numa contribuição da UE no valor de 500 milhões de euros para o Fundo Fiduciário ACP, criado e gerido pelo BEI, que visa financiar ações com um grande impacto que, sem este tipo de apoio, não poderiam ser realizadas como, por exemplo, a construção de pequenas centrais de energias renováveis em zonas sem ligação à rede.

Este novo acordo vem acrescentar-se ao acordo de garantia para empréstimos públicos, no valor de 26,7 mil milhões de euros, que a UE e o BEI assinaram em maio de 2022.

Leia Também: Empresários moçambicanos pagaram mais de 32 milhões em resgates de raptos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório