Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Vaga de frio. Dicas para evitar que a fatura de energia dispare

Os próximos dias prometem ser de muito frio, saiba como manter uma temperatura confortável dentro de casa.

Vaga de frio. Dicas para evitar que a fatura de energia dispare
Notícias ao Minuto

08:52 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

Dezassete dos 18 distritos de Portugal continental estão a partir desta terça-feira e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Aquecer as casas pode ser um desafio para muitos portugueses com as temperaturas mais baixas. 

Um desafio ainda maior é manter uma temperatura confortável dentro de casa sem fazer disparar a fatura da energia. Nesta senda, a empresa de comparação de tarifas Selectra reuniu, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, seis dicas que podem ajudar: 

1. Programe o termóstato para os 19-21ºC

"Mantenha uma temperatura no interior de sua casa entre 19 a 21°C, já que é o suficiente para manter um ambiente agradável e consegue aquecer o espaço à mesma velocidade do que se tivesse escolhido outra qualquer temperatura superior."

2. Tenha cuidado com o lugar onde coloca o radiador

"Assegure-se que o lugar onde colocar o radiador está livre de qualquer tipo de barreira física que impeça a circulação do ar, podendo estes ser sofás ou paredes, por exemplo. Além disso, nunca tape a sua passagem do ar com mantas ou roupa." 

3. Isole todas as portas e janelas

"Coloque um vedante nas janelas, como, por exemplo, um adesivo, já que este está desenhado exatamente para impedir a passagem do ar, tendo ainda como vantagem a de bloquear qualquer ruído que venha do exterior."

4. Mantenha o aquecedor desligado durante a noite

"Deixar o aquecimento ligado durante toda a noite afeta não só a sua qualidade do sono, como também a fatura da luz. Por isso, se quiser aquecer o quarto, faça-o sempre algum tempo antes de se deitar e não se esqueça de desligá-lo antes de dormir." 

5. Utilize um termóstato para gerir o consumo de energia

"Defina as horas exatas em que quer que o radiador esteja em funcionamento e programe a temperatura ideal do espaço, utilizando um termóstato. Com isto consegue fazer um uso consciente de energia, já que este aparelho desliga o aquecimento sempre que a temperatura seja atingida."

6. Continue a arejar a casa

"Apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir, ventilar a casa continua a ser essencial para diminuir a quantidade de humidade instalada no seu interior e que acaba por dificultar o aquecimento do espaço. Assim, procure abrir as janelas de casa diariamente entre 5 a 10min, mesmo que isso signifique deixar entrar um pouco de frio durante esse período." 

Leia Também: Portugal continental sob aviso amarelo até quinta-feira devido ao frio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório