Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

BCE sobe taxas de juro, mas "depósitos em Portugal pouco sentem"

Taxas dos novos depósitos também estão a aumentar na zona euro, mas a um ritmo "muito mais lento".

BCE sobe taxas de juro, mas "depósitos em Portugal pouco sentem"
Notícias ao Minuto

10:42 - 22/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Juros

Apesar da subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE), os depósitos em Portugal "pouco sentem" este acréscimo, de acordo com um estudo recente levado a cabo pela Allianz Trade, acionista da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos e divulgado esta quarta-feira. 

"As famílias na zona euro estiveram entre os atores económicos que perderam com as taxas de juro negativas. Apesar das taxas para os novos depósitos e empréstimos para as famílias estarem também a subir, o ritmo comparado com o que está a ser aplicado pelos bancos centrais é muito mais lento", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.  

Os efeitos da subida das taxas de juro por parte do BCE "fizeram-se sentir nos vários atores económicos, assim como nas várias economias, incluindo Portugal".

"Analisando se as mudanças nas taxas de juro já chegaram realmente à economia, percebemos que, para os agregados familiares, a resposta é sim e não. A taxa de juro média ponderada dos novos empréstimos já escalou em alguns países: o aumento ao longo de 2022 (Janeiro a Novembro) varia, indo desde os 24 pontos-base em França, aos 97 pontos base na Alemanha. Já a média na Zona Euro ascende a 58 pontos-base", afirma Arne Holzhausen, Head of Insurance, Wealth and Trend Research da Allianz Trade, citado na mesma nota. 

Na semana passada, a presidente do BCE, Christine Lagarde, reafirmou, no Parlamento Europeu, a intenção da instituição de subir as taxas de juro em 50 pontos base na reunião de março.

Depois, Fabio Panetta, membro do Conselho Executivo do BCE, afirmou em Londres que o banco central deve "calibrar a política monetária" e fazer aumentos menores das taxas de juro à medida que a inflação na zona do euro cai.

Mais tarde, o economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse, também em Londres, que a política monetária deve garantir que a inflação cai para 2% na zona euro e que o seu ajustamento deve ser revisto regularmente com base em dados atualizados.

Leia Também: BCE. "Política monetária precisa de ser revista regularmente"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório