Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores da Izidoro no Montijo em greve na terça-feira de Carnaval

Os trabalhadores da fábrica Izidoro, no Montijo, cumprem na terça-feira uma greve de 24 horas e participam numa ação de protesto junto àquela unidade industrial para exigirem aumentos salariais e um acordo de empresa, anunciou esta segunda-feira fonte sindical.

Trabalhadores da Izidoro no Montijo em greve na terça-feira de Carnaval
Notícias ao Minuto

14:13 - 20/02/23 por Lusa

Economia Greve

Segundo revelou à agência Lusa Marcos Rebocho, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar (STIAC), os trabalhadores da unidade industrial de carnes Izidoro exigem aumentos salariais, a negociação do caderno reivindicativo para 2023 e um acordo de empresa, recusado pelo grupo Montalva, que detém também o Centro de Abate de Suínos do Oeste (CASO), no Milharado, em Mafra.

"Os trabalhadores da Izidoro, no ano passado, também fizeram uma ação de protesto na terça-feira de Carnaval, um dia em que são obrigados a trabalhar desde há alguns anos, apesar de muitos deles viverem no Montijo, uma terra com tradição no Carnaval, em que também gostam de participar", disse Marcos Rebocho.

"Quando a associação patronal (Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes - APIC) fez caducar a contratação coletiva do setor, os trabalhadores da Izidoro ainda tiveram direito à terça-feira de Carnaval mais um ou dois anos, mas depois esse direito foi-lhes retirado", acrescentou Marcos Rebocho, considerando que "o fim da contratação coletiva teve um efeito devastador nos rendimentos dos trabalhadores" daquela unidade industrial do Montijo, no distrito de Setúbal.

De acordo com o sindicalista, a grande maioria dos trabalhadores da Izidoro recebe apenas o Salário Mínimo Nacional (SMN) e está há mais de uma década com um "subsídio de refeição de apenas 4,50 euros".

Em comunicado, o STIAC acusa a APIC de ter feito caducar o contrato Coletivo de Trabalho (CCT) da indústria das carnes em 2016 e de se recusar a negociar com os sindicatos desde então.

A concentração de protesto dos trabalhadores da Izidoro terá lugar entre as 10:00 e as 12:00 de terça-feira, nas instalações daquela unidade industrial, na avenida Olivença, no Montijo.

Leia Também: Enfermeiros de Coimbra em greve exigem retroativos desde 2018

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório