Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Houve mais gente a pagar impostos mas receitas diminuíram

Os rendimentos diminuíram e o montante pago em impostos também. Apesar de tudo, houve mais famílias a entregar a declaração de IRS, revela o Diário Económico.

Houve mais gente a pagar impostos mas receitas diminuíram
Notícias ao Minuto

09:45 - 20/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Fiscalidade

Houve mais famílias a entregar declarações e com impostos por pagar. No entanto o rendimento bruto das famílias e os valores do IRS que foram liquidados diminuíram, adianta o Diário Económico.

Mais de metade das famílias (52,8% do total) não pagou IRS relativo a rendimentos de 2012. Nas empresas, um cenário ainda mais discrepante: do total das 421 mil empresas que entregaram a declaração de IRC, apenas 117.467 pagaram imposto, um valor que equivale a apenas 28% do total.

Os dados constam das estatísticas publicadas no Portal das Finanças e mostram uma tendência que já se havia verificado no ano passado, como recorda o Diário Económico.

Face a 2011, o rendimento das famílias teve uma quebra de 4,16% enquanto o IRS liquidado baixou 2,29%. Estes números referentes ao ano de 2012 mostram também uma quebra de cerca de 11% na remuneração média declarada.

Além dos cortes progressivos que o Governo aplicou a subsídios de férias e de Natal – tanto de funcionários públicos como de pensionistas – devem também ser tidos em conta os efeitos da crise, que implicou aumento de desemprego, diminuição média de rendimentos e mudanças no tecido empresarial nacional.

Os dados divulgados permitem também identificar algumas características dos contribuintes portugueses. A maioria ganha entre cinco a dez mil euros ao ano, ao passo que nas empresas a maioria tem um volume de negócios até aos 150 mil euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório