Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara do Funchal vai apoiar com 150.000 euros reabertura de empresas

A Câmara do Funchal, na Madeira, aprovou hoje a criação do programa 'Abrir Funchal' para apoiar a reabertura de empresas da cidade que tenham fechado portas, num total de 150.000 euros, anunciou o presidente do município, Pedro Calado.

Câmara do Funchal vai apoiar com 150.000 euros reabertura de empresas
Notícias ao Minuto

16:37 - 16/02/23 por Lusa

Economia Funchal

No final da reunião semanal do município, o presidente da Câmara do Funchal, de coligação PSD/CDS-PP, salientou que a nova linha de apoio destina-se "a promover todos os negócios que estejam neste momento fechados".

"Nós queremos promover a abertura desses negócios, portanto, vamos fazer aqui um apoio de 150.000 euros para todos os projetos que possam começar do zero", declarou.

A medida destina-se às micro e pequenas empresas, abrangendo também os empresários em nome individual com contabilidade organizada, indicou Pedro Calado, adiantando que a autarquia irá ainda apoiar no pagamento das rendas "com limite máximo de 600 euros" e durante seis meses no máximo.

Os negócios que estejam abertos seis dias da semana terão uma majoração de 10% no apoio, enquanto os que estiverem a funcionar todos os dias vão ter direito a 20% de majoração.

"Gostaríamos muito que nesta atividade, sobretudo na Baixa do Funchal, se aproveitasse o número de turistas que nos visitam e frequentam a cidade do Funchal", frisou.

A Câmara Municipal do Funchal aprovou, por outro lado, a reestruturação do programa municipal 'Alavancar', destinado a apoiar a fundo perdido o tecido empresarial da cidade com obras de melhoria nas suas instalações.

"Nesta primeira fase, vamos atribuir um valor de 450.000 euros de apoio aos pequenos comerciantes, mas fizemos um alargamento dos códigos de atividade económica para incluirmos mais atividades do que aquelas que estavam previstas no ano passado", explicou Pedro Calado.

Segundo o autarca, o município decidiu, igualmente, aumentar o leque de despesas elegíveis para receber o apoio, passando a incluir a instalação de câmaras de videovigilância ou de sistemas de alarme.

Na reunião de hoje, o executivo municipal aprovou ainda, por unanimidade, um apoio total de 313.000 euros a 50 entidades culturais, um acréscimo de 98.000 euros em relação ao ano passado, indicou Pedro Calado.

Leia Também: Funchal sinaliza 100 casos de atribuição de apoios a munícipes falecidos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório