Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Air India compra 250 aviões à companhia europeia Airbus

A companhia aérea indiana Air India, do grupo Tata, vai comprar 250 aviões à companhia europeia Airbus, 40 dos quais do modelo A350 e os restantes da série 320 Neo, anunciaram, esta terça-feira, os líderes das duas companhias.

Air India compra 250 aviões à companhia europeia Airbus
Notícias ao Minuto

13:59 - 14/02/23 por Lusa

Economia Companhia aérea

"Assinámos uma carta de intenção de comprar 250 aviões, 40 dos quais do modelo de fuselagem larga A350, que utilizaremos para voos de longo curso em todo o mundo, e 210 de fuselagem estreita, com opções significativas para aumentar a frota à medida que crescemos", disse Natrajan Chandrasekaran, presidente da Tata Sons.

Guillaume Faury, presidente da Airbus, um grupo maioritariamente franco-alemão, destacou durante uma videoconferência a "magnitude" da ordem, que disse exemplificar que o setor aeroespacial indiano "é o que mais cresce no mundo".

"Nós na Airbus estamos muito orgulhosos e gratos por o grupo Tata ter escolhido o A350 e 320 Neo para reanimar a Air India", disse Faury.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi considerou o acordo "histórico" e acrescentou que este mostra os profundos laços bilaterais entre a Índia e a França.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, entretanto, expressou o "profundo empenho da França em fornecer à Índia as tecnologias mais modernas e de ponta".

A Tata assumiu o controlo da endividada Air India no ano passado, 69 anos após a nacionalização da mesma, por cerca de 2.400 milhões de dólares (cerca de 2.230 milhões de euros) e assumiu a dívida de 15.300 milhões de rupias (mais de 2.000 milhões de dólares ou mais de 1.859 milhões de euros).

Em novembro último, a Singapore Airlines (SIA) anunciou um investimento de 250 milhões de dólares na Air India como parte de um acordo para fundir a Air India e Vistara.

A Air India e a Vistara têm um total de 218 aviões de fuselagem larga e de fuselagem estreita, servindo 38 destinos internacionais e 52 destinos domésticos, de acordo com informações da empresa.

Leia Também: Emirates cria ponte aérea humanitária para ajudar as vítimas do sismo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório