Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Preço médio semanal da ERSE desce 0,6% para gasolina e 2,4% para gasóleo

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desceu, face à semana passada, 0,6% para a gasolina e 2,4% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,6% para gasolina e 2,4% para gasóleo
Notícias ao Minuto

19:44 - 13/02/23 por Lusa

Economia ERSE

"O preço eficiente registou uma atualização face à semana passada, de -0,6% para a gasolina e de -2,4% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -1,4% e do gasóleo simples em -4,6%", lê-se no relatório semanal "Combustíveis Supervisão de Preços" da ERSE.

Para a semana de 13 a 19 de fevereiro, o preço eficiente antes de impostos é assim de 0,859 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 0,929 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço eficiente é de 1,680 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,581 euros por litro para o gasóleo simples.

O preço eficiente, calculado pela ERSE, é resultado da soma do preço dos combustíveis nos mercados internacionais e os respetivos fretes marítimos e logística primária, incluindo as reservas estratégicas e de segurança, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho mais impostos.

Para este preço são ainda tidas em conta as cotações internacionais e a média aritmética simples da semana anterior.

Já a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos esteve quatro cêntimos por litro acima do preço eficiente, relativamente à semana anterior, no caso da gasolina 95 simples, e 2,3 cêntimos por litro no caso do gasóleo simples.

"Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,3% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,4% acima do preço eficiente", detalhou.

No que diz respeito aos preços com descontos, a gasolina 95 simples verificou um desvio de -0,7% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,6%.

Estas estimativas situam-se assim, em termos absolutos, em -1,2 cêntimos por litro para a gasolina 95 simples e em -5,6% cêntimos por litro no caso do gasóleo simples, abaixo dos respetivos preços eficientes.

Conforme avançou a imprensa, o litro do gasóleo vai custar menos 3,5 cêntimos esta semana, enquanto o preço da gasolina 95 simples será 0,5 cêntimos mais baixo.

Leia Também: Boas notícias, condutores: Combustíveis ficam mais baratos hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório