Portuguesa Bondalti abre sétima sucursal em Espanha, em Madrid

A empresa portuguesa Bondalti, ligada à química industrial, tratamento de águas e hidrogénio e lítio verdes, expande esta quinta-feira a sua atividade em Espanha com a abertura de uma sucursal em Madrid, a sétima no país.

Notícia

© Bondalti

Lusa
09/02/2023 10:19 ‧ 09/02/2023 por Lusa

Economia

Bondalti

A Bondalti diz, num comunicado, que com esta nova delegação, "pretende expandir a sua atuação no mercado espanhol e estabelecer uma ponte entre as estruturas dos dois países vizinhos, nas suas três áreas de negócio", a química industrial, o tratamento de águas e a designada "energia verde", ligada à produção de hidrogénio e lítio.

A empresa, que faz parte do Grupo José de Mello, diz que "participa atualmente num total de 15 projetos relacionados com o hidrogénio verde em Portugal e Espanha, nos quais prevê investir 2,4 mil milhões de euros até 2040", sendo "o segundo produtor ibérico" de hidrogénio "sem utilização direta de gás natural".

Espanha é atualmente o destino de 20% dos investimentos conhecidos em todo o mundo em hidrogénio verde, cuja produção se faz com recurso a fontes de energia renováveis e não poluentes, como a eólica e a solar, em substituição do gás natural.

A presença da Bondalti em Espanha remonta a 2001 e abrange também a área da química industrial e do tratamento de águas.

Em 2019, comprou a primeira fábrica no país, ligada à produção de cloro, em Torrelavega, na região autónoma da Cantábria (norte de Espanha).

Em 2021, comprou o grupo espanhol Aguas Alfaro, ligado ao tratamento de águas residuais e processos industriais, que tem um complexo industrial de tratamento e reciclagem de água em Alfaro, na região de La Rioja (norte de Espanha) e integra um laboratório certificado.

A Bondalti possui ainda sucursais em Barcelona (Catalunha), Sevilha (Andaluzia), Leão (Castela e Leão) e Vigo (Galiza), a que se junta, a partir de hoje, a delegação de Madrid.

Em Espanha, a empresa tem 220 trabalhadores e faturou 150 milhões de euros no ano passado.

No conjunto, a Bondalti emprega 700 pessoas e teve um volume de negócios em 2022 estimado em cerca de 580 milhões de euros.

"A abertura dos escritórios de Madrid é mais um passo para tornar realidade a aposta da Bondalti numa estratégia de crescimento assente na diversificação geográfica e na complementaridade das áreas de negócio. A nossa vocação ibérica, que nos últimos anos se tem concretizado de forma muito consistente, atinge agora um novo patamar de consolidação, ao mesmo tempo que reflete a forte ambição de crescimento de toda a companhia", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Bondalti, João de Mello, citado no comunicado divulgado hoje pela empresa.

Leia Também: Em 20/21, formaram-se 3 docentes em Físico-Química. E 21 em Matemática

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas