Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Taxa de inflação homóloga na Alemanha acelera para 8,7% em janeiro

A taxa de inflação homóloga da Alemanha acelerou para 8,7% em janeiro último, mais uma décima de ponto percentual que em dezembro de 2022, de acordo com a primeira leitura dos dados publicados pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

Taxa de inflação homóloga na Alemanha acelera para 8,7% em janeiro
Notícias ao Minuto

09:00 - 09/02/23 por Lusa

Economia Inflação

Contudo, o valor harmonizado da inflação alemã, que o Eurostat utiliza para as suas estatísticas, diminuiu quatro décimas de ponto percentual em janeiro para 9,2%, contra 9,6% em dezembro, o nível mais baixo em cinco meses.

A agência de estatística alemã não publicou a tempo a leitura preliminar da inflação da "locomotiva europeia" devido a problemas técnicos no processamento de dados, pelo que o Eurostat utilizou as suas próprias estimativas para calcular o valor avançado da inflação harmonizada para a zona euro, que moderou para 8,5% em janeiro, contra 9,2% em dezembro.

A inflação homóloga da zona euro moderou-se assim em janeiro pelo terceiro mês consecutivo, situando-se no nível mais baixo desde maio de 2022, antes de o Banco Central Europeu (BCE) ter começado a aumentar as taxas de juro em julho de 2022.

Leia Também: 'Vice' do BCE contra as exigências salariais de sindicatos europeus

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório