Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Intelcia diz que alteração de folgas "não está correlacionada" com greve

A Intelcia, empresa de 'outsourcing', garantiu hoje que a alteração das folgas dos seus colaboradores "não está correlacionada" com a greve convocada para esta quinta-feira nem que "este direito foi colocado em causa a qualquer colaborador".

Intelcia diz que alteração de folgas "não está correlacionada" com greve
Notícias ao Minuto

19:48 - 08/02/23 por Lusa

Economia Intelcia

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (Sinttav) disse hoje que a administração da empresa marcou folgas aos trabalhadores para esta quinta-feira, dia em que está agendada uma greve.

Em comunicado, a estrutura sindical disse que a "imposição de folgas a coincidir com o dia da greve é uma 'manobra' tão 'grosseira como inqualificável'", tendo "como objetivo fragilizar o número de adesões à greve e tentar evitar concentrações à porta dos locais de trabalho".

Por sua vez, a empresa, em respostas enviadas à Lusa, disse que "a alteração das folgas dos colaboradores da Intelcia não está correlacionada com a greve organizada para dia 09 de fevereiro" e que "em nenhuma circunstância este direito foi colocado em causa a qualquer colaborador".

Segundo fonte oficial, "a cada 15 dias, às sextas-feiras, são comunicados os horários para a quinzena seguinte" cumprindo o período de pré-aviso "de sete dias corridos, estabelecidos legalmente", referindo que "no dia 27 de janeiro, foram atribuídos os horários para o período de seis a 19 de fevereiro".

"Nesse mesmo dia, a equipa de planeamento de horários, que assegura a sua distribuição por todos os países onde a Intelcia opera, indicou que era necessário fazer uma correção face a um erro detetado na introdução dos dados na aplicação que gere estes horários globalmente", explicou a empresa.

Assim, a "respetiva correção foi efetuada e comunicada na segunda-feira seguinte, dia 30 de janeiro ainda dentro do período" de pré-aviso "de sete dias corridos, estabelecidos legalmente", disse, assegurando que "não pretendeu privar nenhum colaborador do direito constitucionalmente reconhecido, de aderir à greve".

No seu comunicado, o sindicato, por sua vez, disse que "a mensagem do Sinttav também já se faz sentir nos locais de trabalho, com indicadores de uma crescente mobilização a não deixar dúvidas da grande insatisfação dos trabalhadores contra o aumento insuportável do custo de vida, a esmagar completamente os baixos salários na generalidade e com referência no salário mínimo nacional", destacou.

De acordo com a estrutura sindical, foi transmitido à empresa "que o crescente descontentamento dos trabalhadores resultante da falta de resposta generalizada da Intelcia às suas reivindicações, apresentadas pelo Sinttav, seria motivo para uma grande adesão à greve do dia 09 de fevereiro".

Segundo o sindicato, por decisão da gestão da Intelcia, foram alteradas as folgas, "fazendo coincidir estas com o dia da greve para evitarem a adesão dos trabalhadores".

"Esta 'aberrante esperteza saloia'", disse o sindicato, "vai ter os efeitos perversos aos pretendidos".

"Os trabalhadores a quem foi imposta a alteração do gozo da folga, para esta coincidir com a greve, devem também concentrar-se à porta do seu local de trabalho, por um período no mínimo de duas horas, a marcar a sua indignação e protesto contra a dupla exploração que estão a sofrer, nomeadamente pelo agravamento do custo de vida e pelo baixo salário que lhes é pago e que não valoriza o trabalho altamente qualificado que prestam", apelou o sindicato.

Leia Também: Greve na CP suprimiu 111 comboios até às 16h

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório