Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Imobiliário? Antecipa-se uma contração nas vendas e travagem nos preços

Inquérito revela que os promotores imobiliários antecipam uma "contração nas vendas de habitação e a travagem na subida de preços para os próximos três meses".

Imobiliário? Antecipa-se uma contração nas vendas e travagem nos preços
Notícias ao Minuto

11:55 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

Os promotores imobiliários antecipam uma contração nas vendas de habitação e uma travagem na subida dos preços nos próximos três meses, mas estão confiantes na capacidade do mercado residencial, de acordo com o inquérito Portuguese Investment Property Survey, conduzido pela Confidencial Imobiliário e pela Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e divulgado esta terça-feira. 

"Apesar de anteciparem uma contração nas vendas de habitação e a travagem na subida de preços para os próximos três meses, os promotores imobiliários continuam bastante confiantes na capacidade do mercado residencial", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com o último inquérito, "o número de promotores com novos projetos em pipeline aumentou para 74%, uma fatia semelhante à dos inquiridos que diz estar ativamente à procura de terrenos para novos desenvolvimentos. Em qualquer dos casos, trata-se de um nível recorde em termos das intenções de investimento".

Contudo, num contexto de perda de poder de compra por parte das famílias portuguesas, os inquiridos revelam a "falta de procura como o último dos obstáculos à sua atividade".

"Com um índice de pressão de apenas 26% (numa escala de 0 a 100%), desde meados de 2021 que essa deixou de ser uma preocupação para estes agentes. A encabeçar as preocupações dos promotores continuam a estar os tempos de licenciamento, cujo índice de pressão atinge um recorde 97%", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Ainda assim, há a perspetiva de que o mercado irá abrandar no curto-prazo, "com as expetativas relativas à evolução das vendas no 1º trimestre de 2023 a posicionarem-se em -57 pontos".

"É o terceiro trimestre consecutivo em que este indicador está em terreno negativo, mas é a primeira vez, desde a pandemia que gera simultaneamente expetativas de travagem no crescimento dos preços, com um indicador em -2 pontos. Ou seja, a percentagem de promotores que apontam para uma descida de preços supera em 2% a dos que apontam para uma subida", pode ler-se. 

Leia Também: CBRE prevê investimento a manter-se no patamar dos 3.000 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório