Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Governo de Macau deixa cair para já projeto de barragem anti-inundações

O secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau disse hoje que neste momento não é prioritário o projeto de construir uma barragem para evitar inundações na zona do Porto Interior.

Governo de Macau deixa cair para já projeto de barragem anti-inundações
Notícias ao Minuto

10:56 - 07/02/23 por Lusa

Economia Macau

Raimundo do Rosário alegou que a obra teria custos elevados, tanto na construção e manutenção, como na eventualidade de alguma reparação futura, num projeto que iria obrigar a gastar "milhares de milhões de patacas" do erário público.

Numa sessão na Assembleia Legislativa, na qual alguns deputados criticaram o facto de este projeto se arrastar há vários anos, foi ainda assinalado que a barragem seria capaz de proteger a área do Porto Interior, mas não as zonas circundantes.

Para já, sublinhou, é preferível o Governo dar prioridade a outras intervenções, na zona sul do Porto Interior, que vão custar mais de 300 milhões de patacas (34,6 milhões de euros) e deverão estar terminadas no terceiro trimestre de 2025.

Ou seja, "esperar pelas obras na zona sul para saber [depois] da viabilidade da barragem", disse Raimundo do Rosário.

A construção da barragem é uma das medidas apresentadas após a passagem do tufão Hato em 2017, considerado o pior em mais de 50 anos a atingir Macau, causando dez mortos e 240 feridos.

Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território, em especial e, mais uma vez, na zona do Porto Interior.

Leia Também: Economia de Macau deve crescer este ano entre 20,5% e 44,1%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório