Meteorologia

  • 24 MARçO 2023
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 20º

Austrália eleva taxa de juros para o nível mais alto desde 2012

O banco central da Austrália elevou hoje a taxa de juro referência em 0,25 pontos percentuais, de 3,10% para 3,35%, o nível mais alto desde setembro de 2012, para enfrentar a alta inflação no país.

Austrália eleva taxa de juros para o nível mais alto desde 2012
Notícias ao Minuto

07:06 - 07/02/23 por Lusa

Economia Austrália

"A inflação global continua muito alta, embora esteja a abrandar devido aos preços mais baixos da energia, à resolução dos problemas da cadeia de fornecimentos e ao aperto da política monetária", disse o governador do Banco de Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês.

O nono aumento nas taxas de juros desde maio de 2022 -- cujo valor coincide com as previsões dos especialistas -- visa conter a inflação homóloga, que em dezembro era estimada em 7,8% ao ano, a taxa mais alta desde 1990.

Num comunicado, Philip Lowe considerou que ainda vai "levar algum tempo" até que a inflação caia para o intervalo fixado pelo RBA, entre 2% a 3%, pelo que não descartou novos aumentos.

"A alta inflação torna a vida difícil para as pessoas e prejudica o funcionamento da economia", lamentou o líder do regulador monetário da Austrália. "Caso a alta inflação se torne parte das expectativas das pessoas, seria muito dispendioso reduzi-la mais tarde", acrescentou.

Com o anúncio de hoje, o RBA elevou as taxas para o nível mais alto desde setembro de 2012, quando eram de 3,50%. Em maio do ano passado as taxas estavam em 0,1%, um mínimo histórico.

Philip Lowe admitiu que a subida das taxas de juro implica o risco de uma recessão. "O caminho para alcançar uma aterragem suave continua a ser estreito", disse o governador do banco central.

Leia Também: Perspetivas das exportações e outras 3 coisas a saber para começar o dia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório