Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

IAPMEI. 13 polos de inovação digital com financiamento de 68 milhões

O IAPMEI selecionou 13 polos de inovação digital para receber financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representam um investimento de 68 milhões de euros, indicou o Governo.

IAPMEI. 13 polos de inovação digital com financiamento de 68 milhões
Notícias ao Minuto

17:43 - 06/02/23 por Lusa

Economia PRR

"O IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] selecionou 13 dos 17 polos de inovação digital candidatos para receber financiamento da componente 16 do PRR no âmbito do processo de reconhecimento nacional e de acesso à Rede Europeia de 'Digital Innovation Hubs' (DIH)", anunciou o Ministério da Economia e do Mar.

Destas, 12 foram selecionadas para a DIH, enquanto as restantes quatro aguardam o resultado da segunda 'call' europeia.

No total, as 13 candidaturas selecionadas representam 68 milhões de euros de investimento, sendo que está prevista a prestação de serviços de transição digital a 4.977 empresas, até setembro de 2025.

Os DIH | Polos de inovação Digital incluem centros de competências digitais para a adoção de tecnologias digitais avançadas pelas empresas.

"Com o apoio dos DIH, as PME [pequenas e médias empresas] têm a possibilidade de aceder a competências digitais avançadas, obter formação especializada, aconselhamento e apoio para acesso a financiamento necessário à sua transição digital, bem como colaborar com outras PME, empresas de maior dimensão e entidades do sistema de investigação e inovação", apontou.

O montante total do PRR (16.644 milhões de euros), gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, está dividido pelas suas três dimensões estruturantes -- resiliência (11.125 milhões de euros), transição climática (3.059 milhões de euros) e transição digital (2.460 milhões de euros).

Da dotação total, cerca de 13.900 milhões de euros correspondem a subvenções e 2.700 milhões de euros a empréstimos.

Este plano, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Leia Também: Francisco Sá demite-se do IAPMEI. Novo presidente é Luís Guerreiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório