Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Planeia viajar com a CP esta semana? Não se esqueça de que há greve

Empresa prevê "fortes perturbações" na circulação.

Planeia viajar com a CP esta semana? Não se esqueça de que há greve
Notícias ao Minuto

14:59 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia CP

A CP - Comboios de Portugal lembrou esta segunda-feira, que estão previstas "fortes perturbações" na circulação, a partir de meados desta semana - entre 8 e 21 de fevereiro -, por motivos de greve. 

"Por motivo de greve, convocada por diversas organizações representativas dos trabalhadores, preveem-se fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 8 de fevereiro de 2023 e as 24h00 do dia 21 de fevereiro de 2023", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A CP adianta ainda que o "Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social não decretou serviços mínimos para este período de greves".

A empresa nota ainda que os "clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Interregional e Regional" poderão pedir o "reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

A Fectrans anunciou, no dia 25 de janeiro, que os trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP) vão estar em greve no dia 9 de fevereiro devido à falta de resposta às propostas de valorização salarial.

"A direção do SNTSF/Fectrans em reunião hoje realizada decidiu enviar um pré-aviso de greve à CP, à IP-Infraestruturas, à IP-Telecom, à IP-Património e à IP-Engenharia, para o dia 09 de fevereiro, com a duração de 24 horas", segundo uma nota divulgada.

Em causa está a falta de resposta das duas empresas às propostas de valorização salarial.

Para os sindicatos, as propostas entregues "ficam muito aquém" dos valores necessários para que seja reposto o poder de compra dos trabalhadores.

Leia Também: CP alerta para perturbações entre 8 e 17 de fevereiro devido a greves

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório