Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Fatura da luz. Portugueses pouparam (em média) 80€ com mecanismo ibérico

A poupança média em Espanha foi maior, qual é o motivo?

Fatura da luz. Portugueses pouparam (em média) 80€ com mecanismo ibérico
Notícias ao Minuto

08:36 - 06/02/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia Eletricidade

O mecanismo ibérico, que limitou o preço do gás usado para produzir eletricidade, terá permitido uma poupança de cerca de 80 euros, em média, para os clientes portugueses ao longo de 2022, segundo cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) adiantados ao Notícias ao Minuto

"O mecanismo ibérico terá permitido, em 2022, aos consumires portugueses uma poupança média de cerca de 80 euros, considerando a totalidade dos consumidores em Portugal continental (6,2 milhões de clientes)", disse fonte oficial do regulador. 

Dados do Ministério do Ambiente, divulgados no mês passado, revelaram que o mecanismo ibérico permitiu uma redução de 20% no preço da eletricidade, desde a entrada em vigor até ao final de 2022 em Portugal, e gerou um benefício de cerca de 489 milhões de euros.

Aqui ao lado, em Espanha, o mecanismo ibérico tornou 31,8% mais barata a luz dos consumidores com tarifa regulada e reduziu a inflação espanhola de 2022, segundo um estudo. Estima-se que a poupança "em todo 2022 foi de cerca de 209 euros por família", escreveram os investigadores no estudo.

Quer isto dizer que a poupança em Espanha foi superior à verificada em Portugal, mas a ERSE explica que isto se deve ao facto de o sistema espanhol estar mais exposto ao preço do mercado 'spot' - no qual se utiliza gás ao valor de mercado para produzir eletricidade.

"A poupança média obtida no sistema espanhol é superior ao que se regista em Portugal porque o sistema espanhol se encontrava mais exposto à variação de preço do mercado 'spot'. No caso de Portugal, a base de clientes que beneficia de preço fixo e estável é muito superior ao que se registava em Espanha em 2022, em que, por exemplo o equivalente à tarifa regulada se encontra indexada ao preço de mercado 'spot'", explicou a mesma fonte. 

Em causa está o mecanismo temporário ibérico em vigor desde meados de junho passado para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, que no caso de Portugal e Espanha é de cerca de 60 euros por Megawatt-hora.

Este instrumento foi solicitado a Bruxelas por Portugal e Espanha em março passado devido à crise energética e à guerra da Ucrânia, que pressionou ainda mais o mercado energético. 

O mecanismo ibérico está em vigor até maio, mas Portugal e Espanha já pediram o prolongamento da medida à Comissão Europeia.

Leia Também: Mecanismo ibérico baixou preço da luz em 31,8% em Espanha. E em Portugal?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório