Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Afeganistão. EUA prolongam por um ano controlo de ativos do Banco Central

O Governo dos EUA anunciou no sábado a prorrogação por um ano do estado de alerta que permite a instituições norte-americanas controlar os seus ativos no Afeganistão, face à ameaça da crise humanitária criada pelo regime talibã.

Afeganistão. EUA prolongam por um ano controlo de ativos do Banco Central
Notícias ao Minuto

17:05 - 05/02/23 por Lusa

Economia Afeganistão

"A preservação de alguns ativos do Banco do Afeganistão mantidos por instituições financeiras dos EUA é de suma importância para lidar com esta emergência nacional e o bem-estar do povo do Afeganistão", explicou a Casa Branca, num comunicado divulgado no sábado à noite.

Por isso, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu estender o atual estado de alerta por um ano, até 11 de fevereiro de 2024, de acordo com a nota do decreto, que invoca a chama Lei de Poderes Económicos de Emergência Internacional.

Devido ao estado de alerta em vigor, as autoridades norte-americanas garantem ser capazes de manter os ativos do Banco Central Afegão nas mãos de instituições financeiras dos EUA, preservando a situação de antes da recaptura do país pelos talibãs, em agosto de 2021.

"A crise humanitária generalizada no Afeganistão e o potencial de colapso económico continuam a representar uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos", acrescentou a Casa Branca no comunicado.

Há vários meses que os talibãs pedem aos Estados Unidos que descongelem os ativos, para que o seu regime seja capaz de resolver a crise humanitária no país.

Contudo, Washington não reconhece o regime fundamentalista talibã no Afeganistão e teme que os fundos sejam usados para financiar ações de terrorismo internacional.

Leia Também: Eleitores nos EUA antecipam duelo Biden-Trump mas anseiam 'sangue novo'

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório