Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Reformas devem continuar mesmo após fim do programa

O Banco de Portugal considera que as reformas iniciadas durante o programa de ajustamento têm de continuar mesmo após o seu fim para que a Portugal consiga corrigir os desequilíbrios e seja tido como credível perante o exterior.

Reformas devem continuar mesmo após fim do programa
Notícias ao Minuto

15:12 - 15/05/14 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, hoje divulgado pelo Banco de Portugal, o programa de ajustamento permitiu a Portugal "progressos importantes", mas alerta que "os progressos registados são insuficientes", pelo que deve haver uma "continuação das reformas iniciadas durante o período de vigência do PAEF [Programa de Ajustamento Económico e Financeiro]".

No momento em que Portugal termina o programa de resgate e em que há incertezas sobre como será o futuro após a designada 'saída limpa', o banco central considera que é necessário prosseguir com "políticas credíveis, compatíveis com o reforço da competitividade e do equilíbrio externo e baseadas na disciplina financeira do setor público, num setor financeiro robusto, e no reforço de reformas estruturais indispensáveis a um crescimento económico sustentável", de modo a que o Estado e os bancos se consigam financiar nos mercados a taxas suportáveis.

"Deste modo, é importante que o final do PAEF não crie a ilusão de que é possível um abrandamento do processo de ajustamento, em particular das finanças públicas. Esta situação, a ocorrer, afetaria a perceção dos mercados sobre o comprometimento das autoridades no esforço de correção dos desequilíbrios estruturais da economia portuguesa, podendo pôr em causa, de forma duradoura, a credibilidade externa", lê-se no documento divulgado pela instituição liderada por Carlos Costa.

O Banco de Portugal acrescenta ainda que as reformas devem ser compreendidas como necessárias pelos agentes económicas e não como uma "qualquer imposição externa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório