Governos da UE chegam a acordo para fixar limite ao petróleo russo

Os governos da União Europeia chegaram hoje a acordo para fixar limites ao preço do gasóleo russo, segundo adiantou a presidência sueca do Conselho da União Europeia no Twitter.

Notícia

© Getty Images

Lusa
03/02/2023 18:59 ‧ 03/02/2023 por Lusa

Economia

Ucrânia

"Os embaixadores da UE aprovaram hoje o limite de preços dos produtos petrolíferos" russos "antes da aprovação final pelo Conselho Europeu", escreveram os responsáveis suecos no Twitter. Trata-se de um "acordo importante que faz parte da resposta contínua da União Europeia e dos seus parceiros à guerra de agressão russa contra a Ucrânia", adiantaram.

A presidência sueca não detalhou os limites máximos de preços contidos no acordo. Mais informações são esperadas ao final da noite de sexta-feira, segundo a agência AFP.

O limite máximo não afeta as compras do bloco comunitário, que a partir deste domingo proíbe todas as importações de derivados de petróleo da Rússia, explicou a agência Efe, mas impede os operadores europeus de transportarem e assegurarem estes produtos se forem vendidos a um preço superior ao limite máximo fixo.

"Temos de continuar a negar à Rússia os meios para financiar a sua guerra contra a Ucrânia. A proibição da UE de importar produtos petrolíferos entra em vigor no domingo. Com o G7 estamos a limitar o preço destes produtos, reduzindo as receitas da Rússia e garantindo mercados globais de energia estáveis", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

O embargo europeu aos produtos refinados russos "irá desequilibrar ainda mais os mercados internacionais de energia", alertou hoje o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, garantindo que Moscovo "toma medidas" para proteger os seus interesses.

Seguindo as pisadas dos Estados Unidos e do Canadá, a UE já proibiu quase todas as entregas de petróleo russo transportado por via marítima no seu solo desde 05 de dezembro.

[Notícia atualizada às 19h34]

Leia Também: Cimeira entre 'paliativos' para Zelensky e promessa de futuro europeu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas