Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 25º

Boas notícias, condutores: Combustíveis vão baixar (e bem) na 2.ª feira

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais baratos.

Boas notícias, condutores: Combustíveis vão baixar (e bem) na 2.ª feira
Notícias ao Minuto

12:58 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os preços dos combustíveis vão baixar no início da próxima semana: o litro do gasóleo ficará mais barato 8 cêntimos, enquanto o litro da gasolina descerá 4 cêntimos, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

No início desta semana, recorde-se, os preços dos combustíveis voltaram a aumentar. O gasóleo simples encareceu 1,5 cêntimos, enquanto a gasolina simples 95 aumentou três cêntimos. 

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), subiu esta semana 1% para a gasolina e 0,6% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado na segunda-feira pelo regulador.

Assim, de acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE para esta semana, "o preço eficiente antes de impostos é de 0,891 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,031 euros/l para o gasóleo simples", sendo que, "após impostos, o preço eficiente fica nos 1,742 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,705 euros/l para o gasóleo simples".

Segundo o mesmo documento, o "preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de +1%, para a gasolina e de +0,6% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +2,2% e do gasóleo simples em +1,1%", destacou.

Por outro lado, "relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,3 cêntimos/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,6 cêntimos/l, acima no caso do gasóleo simples".

Em termos percentuais, "a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,9% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1% acima do preço eficiente", disse a ERSE.

Leia Também: Eis o que aconteceu aos preços dos combustíveis esta semana (com gráfico)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório