Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Trabalhadores faltam 8 dias devido a stress e problemas de saúde mental

Estudo da Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta que o presentismo, que se observa "quando os trabalhadores vão para o seu local de emprego, mas funcionam abaixo das suas capacidades por motivo", é "ainda mais representativo, podendo chegar aos 15,8 dias por ano".

Trabalhadores faltam 8 dias devido a stress e problemas de saúde mental
Notícias ao Minuto

10:08 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

O stress e os problemas de saúde psicológica custaram 5,3 mil milhões de euros por ano às empresas portuguesas em 2022, com os trabalhadores a faltarem, em média, 8 dias por ano, devido a estes motivos, de acordo com um relatório da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) divulgado esta sexta-feira.

"Em dias, estima-se que os trabalhadores faltem 8 dias por ano devido ao stress e aos problemas de saúde psicológica e que o presentismo seja ainda mais representativo, podendo chegar aos 15,8 dias por ano. Números que subiram em relação a 2020", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com o estudo da Ordem dos Psicólogos - 'Prosperidade e Sustentabilidade das Organizações - Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho' -, o absentismo custou 1,8 mil milhões de euros em 2022 às empresas em Portugal.

Já o presentismo, que se observa "quando os trabalhadores vão para o seu local de emprego, mas funcionam abaixo das suas capacidades por motivo, teve um custo de 3,5 mil milhões de euros, registando-se assim uma perda total de produtividade de 5,3 mil milhões por ano (o equivalente ao que o governo português gastou em 2021 em medidas para mitigar os impactos da pandemia Covid-19)".

Este cálculo da OPP, sublinhe-se, "refere-se apenas a custos indiretos do stress e problemas de saúde psicológica no trabalho, como os que envolvem a perda de produtividade (absentismo, presentismo, rotatividade e erros/acidentes)", não estando "representados custos diretos, como os gastos com serviços de saúde, pagamento de seguros, problemas legais ou pagamento de multas e compensações".

No seguimento destes resultados, a OPP cita um relatório recente sobre os benefícios do investimento na saúde psicológica, que relata que o retorno sobre o investimento nesta área é de cinco euros por cada euro investido. 

[Notícia corrigida às 13h16]

Leia Também: Acidentes de trabalho causaram a morte de 124 trabalhadores em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório