Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

BCE aumenta (novamente) as taxas de juro em 50 pontos base

O Banco Central Europeu anunciou uma subida das suas taxas de juro em 50 pontos base, o quinto aumento consecutivo.

BCE aumenta (novamente) as taxas de juro em 50 pontos base
Notícias ao Minuto

13:16 - 02/02/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta quinta-feira, um novo aumento das taxa de juro, em 50 pontos base, para continuar a tentar controlar a inflação. A decisão já era esperada pelos analistas e trata-se do quinto aumento consecutivo.

"O Conselho do BCE prosseguirá a trajetória de subida significativa das taxas de juro a um ritmo constante e mantê‑las‑á em níveis suficientemente restritivos para assegurar um retorno atempado da inflação ao seu objetivo de 2% a médio prazo. Nessa conformidade, o Conselho do BCE decidiu hoje proceder a um aumento de 50 pontos base das três taxas de juro diretoras do BCE, as quais espera continuar a aumentar", refere o BCE, em comunicado

O BCE considera que "manter as taxas de juro em níveis restritivos reduzirá, com o tempo, a inflação, ao refrear a procura, e protegerá também contra o risco de uma persistente deslocação, em sentido ascendente, das expectativas de inflação". 

Esta foi a primeira reunião do ano do BCE, depois de ter fechado 2022 no total com um conjunto de aumentos de 250 pontos base.

Com este aumento, a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito serão aumentadas para, respetivamente, 3,00%, 3,25% e 2,50%, com efeitos a partir de 8 de fevereiro de 2023.

A instituição revelou também que tenciona aumentar as taxas de juro em 50 pontos base na reunião de política monetária de março

"Atendendo às pressões sobre a inflação subjacente, o Conselho do BCE tenciona aumentar as taxas de juro em mais 50 pontos base na próxima reunião dedicada à política monetária, em março, e avaliará então a trajetória subsequente da política monetária", pode ler-se no comunicado do BCE. 

[Notícia atualizada às 13h48]

Leia Também: Mais um aumento na 'mira': BCE já revelou o que vai fazer em março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório