Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Reserva Federal norte-americana sobe juros em 25 pontos base

A Reserva Federal (Fed) norte-americana anunciou hoje um aumento de 25 pontos base da taxa de juro diretora, para um intervalo entre 4,50% e 4,75%, um abrandamento face à subida de 50 pontos base na última reunião.

Reserva Federal norte-americana sobe juros em 25 pontos base
Notícias ao Minuto

19:10 - 01/02/23 por Lusa

Economia Estados Unidos

"O Comité [FOMC] procura alcançar o pleno emprego e uma inflação próxima de 2% no longo prazo. Para apoiar esses objetivos, o Comité decidiu subir a taxa dos fundos federais para um intervalo entre 4,50% e 4,75%", anunciou hoje o banco central norte-americano, em comunicado, após o fim da reunião de dois dias do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês).

Depois de quatro reuniões consecutivas em que anunciou uma subida dos juros de 75 pontos base, o banco central norte-americano decidiu em dezembro uma subida de 50 pontos base, tendo agora novamente desacelerado o ritmo.

À semelhança dos últimos comunicados, a instituição liderada por Jerome Powell dá nota de que os últimos indicadores apontam para um crescimento modesto da despesa e da produção, enquanto o mercado de trabalho tem permanecido robusto nos últimos meses e a taxa de desemprego continua baixa.

A Fed destaca ainda que a inflação diminuiu ligeiramente, mas continua elevada.

O banco central refere ainda que a guerra da Rússia contra a Ucrânia está a provocar enormes dificuldades humanas e económicas, que está a contribuir para uma elevada incerteza global.

"O Comité está altamente atento aos riscos da inflação", refere.

O FOMC indica ainda que para os futuros aumentos levará em consideração o aperto acumulado da política monetária, a forma como a política monetária afeta a atividade económica e a inflação e os desenvolvimentos económico-financeiros.

O banco informa que irá continuar a reduzir os títulos de dívida em balanço.

[Notícia atualizada às 19h39]

Leia Também: Wall Street negoceia em baixa à espera dos resultados da reunião da Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório