Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Aeroporto de Beja em análise na CIT é "muito positivo"

A nova plataforma cidadã que defende o Aeroporto de Beja considerou hoje "muito positivo" que esta infraestrutura seja analisada pela Comissão Técnica Independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto de Lisboa.

Aeroporto de Beja em análise na CIT é "muito positivo"
Notícias ao Minuto

21:06 - 01/02/23 por Lusa

Economia Plataforma Cidadã

"Sentimo-nos honrados pelo facto de a CTI ter aceitado para análise uma proposta sobre o Aeroporto Internacional de Beja", disse hoje à agência Lusa Manuel Valadas, da comissão dinamizadora da plataforma cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja, acrescentando que "é muito positivo".

Esta plataforma de cidadãos, apresentada oficialmente na passada sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, vê com 'bons olhos' todas as iniciativas que sirvam para defender o aeroporto construído na cidade alentejana.

"Nós somos favoráveis a todas as propostas que a cidadania ou as entidades achem que têm importância serem apresentadas à CTI. Estamos num país democrático e qualquer entidade, qualquer grupo de cidadãos pode fazer o que acha que é importante para o país e, neste caso, para o Alentejo", frisou Manuel Valadas.

Em entrevista à Lusa, uma das coordenadoras da CTI, a professora Rosário Macário, revelou recentemente que Beja e Alverca entraram na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa, depois de propostas à comissão, que as vai analisar.

Criada no final do ano passado, a CTI, instalada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, está neste momento a ouvir "todas as entidades com relevância para o assunto", para chegar a um conjunto de critérios que "servirão para analisar as várias hipóteses", explicou Rosário Macário.

O porta-voz da plataforma cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja revelou que a estrutura já entregou um memorando, com "mais de 300 páginas", à CTI, no qual apresenta os seus argumentos em defesa da infraestrutura alentejana como "solução sustentável" para o país.

"Já entregamos oficialmente o documento, que contou com contributos de diversos técnicos especializados nestes temas, e dentro de poucos dias teremos uma reunião presencial com a CTI", disse Manuel Valadas.

O responsável reiterou que o Aeroporto Internacional de Beja é uma infraestrutura que "está pronta a funcionar" e que o equipamento representa valores com custos "muitíssimos baixos" para o Estado, caso opte por esta solução.

O aeroporto alentejano "não é para substituir o de Lisboa", mas "tem condições para ser o complemento do Aeroporto de Lisboa, através da ferrovia", insistiu também Manuel Valadas.

Em comunicado enviado hoje, também a Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, defendeu que o Aeroporto de Beja deve funcionar como infraestrutura complementar ao Aeroporto de Lisboa.

A infraestrutura de Beja pode ser utilizada para "aumentar a capacidade" aeroportuária da região de Lisboa, sustentou o município, liderado pelo PSD, que se congratulou ainda com o facto de a CTI estar a "avaliar a possibilidade" apresentada por Beja.

"O Município de Reguengos de Monsaraz vem assim expressar o seu apoio para que o novo aeroporto de Lisboa fique instalado no Aeroporto de Beja, que é uma infraestrutura que já se encontra construída e que não apresenta restrições para a sua expansão", pode ler-se no documento.

Leia Também: Plataforma cidadã defende Aeroporto de Beja como "complemento" a Lisboa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório