Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Economia venezuelana cresce menos no último trimestre de 2022

A alta inflação, a baixa produção de petróleo, a desvalorização do bolívar e restrições no acesso ao crédito travaram o crescimento da economia da Venezuela no último trimestre de 2022, segundo o Observatório Venezuelano de Finanças.

Economia venezuelana cresce menos no último trimestre de 2022
Notícias ao Minuto

23:18 - 31/01/23 por Lusa

Economia Venezuela

"Segundo o Indicador Mensal de Atividade Económica, do Observatório das Finanças da Venezuela (OVF), durante o quarto trimestre de 2022 a economia venezuelana registou um crescimento de 9,1%, inferior ao dos trimestres anteriores", explica um comunicado.

Segundo o documento, a economia da Venezuela registou um crescimento de 18,6% entre janeiro e março de 2022, 15,8% entre abril e junho, 11,5% entre julho e setembro e 11,5% entre outubro e dezembro do ano passado.

"Após emergir de uma recessão prolongada que começou no quarto trimestre de 2014 e terminou no segundo trimestre de 2021 (vinte e seis trimestres de recessão), a economia entrou numa fase de recuperação no segundo trimestre de 2021, mas já está a dar sinais claros de esgotamento à medida que o ritmo de expansão abranda. Tendo em conta todo o ano de 2022, o indicador sugere um crescimento de 13,3%", explica o documento.

Segundo o OVF, o "abrandamento da atividade económica deve-se principalmente à estagnação da produção petrolífera, às restrições no acesso ao crédito bancário devido à política de reservas obrigatórias do BCV, à depreciação do bolívar e à consequente inflação, especialmente no quarto trimestre, que reduziu o poder de compra dos salários dos trabalhadores", explica.

"Uma comparação do Índice de Atividade Económica em 2022 com o de 2013 mostra que a dimensão da economia venezuelana em 2022 era de 26% do que era em 2013 (...) que a economia perdeu 74% da sua dimensão" nesse período de nove anos.

Isso "sugere um declínio significativo da capacidade produtiva da Venezuela em áreas sensíveis como o petróleo, a manufatura, a construção e os sectores agroalimentar e financeiro", conclui.

Leia Também: Nicolás Maduro diz que economia venezuelana cresceu mais de 15% em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório