Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Programa Apoiar Gás abre hoje candidaturas à 4.ª fase

O período de candidaturas à quarta fase do Programa Apoiar Gás, para empresas afetadas pelos aumentos do preço do gás natural, arranca hoje e decorre até ao dia 31 de março, informou o Governo, em comunicado.

Programa Apoiar Gás abre hoje candidaturas à 4.ª fase
Notícias ao Minuto

16:34 - 31/01/23 por Lusa

Economia Crise/Energia:

"O período de candidaturas à quarta fase do Programa Apoiar Gás arranca hoje e decorrerá até ao dia 31 de março", anunciou o Ministério da Economia e do Mar.

Segundo a mesma nota enviada à comunicação social, o período elegível desta quarta fase de candidaturas é de 01 de outubro de 2022 a 31 de dezembro de 2022, mantendo-se as regras das fases anteriores, ou seja, uma taxa de incentivo de 40% e um montante máximo de 500.000 euros por empresa.

Este programa prevê "apoio direto à liquidez das empresas mais afetados pelos aumentos excecionais do preço do gás natural", atribuindo "um incentivo a fundo perdido, de modo a permitir a continuidade da atividade económica e preservar as capacidades produtivas e postos de trabalho", realçou o ministério.

O Governo lembrou também que, nas primeiras três fases do programa, "foram apoiadas mais de 300 empresas" com "mais de 61,5 milhões de euros".

Assim, "na sequência da publicação do presente aviso, será publicado nos próximos dias o aviso de candidaturas para as duas novas modalidades de apoio decorrentes da publicação do Decreto-Lei 6/2023, em 27 de janeiro, destinadas às empresas com consumos mais elevados -- o 'Apoiar Indústrias Intensivas em Gás 2M', com um máximo de 2.000.0000 euros por empresa, e o 'Apoiar Indústrias Intensivas em Gás 5M', com um apoio máximo de 5.000.0000 euros para empresas com perdas operacionais, valores cumulativos com o apoio máximo de 500.000 euros do presente aviso", apontou o Ministério da Economia.

Leia Também: PIB? "É um sinal de que a economia resistiu bem e recuperou bem"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório