Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PRR. Portugueses são os maiores adeptos da 'bazuca' criada pela UE

Os portugueses são os cidadãos europeus que mais apoiam a solução encontrada pela União Europeia para ajudar os Estados-membros a fazer face à crise provocada pela pandemia da covid-19, o 'NextGenerationEU', também conhecido como 'bazuca', revela um inquérito hoje publicado.

PRR. Portugueses são os maiores adeptos da 'bazuca' criada pela UE
Notícias ao Minuto

13:21 - 31/01/23 por Lusa

Economia PRR

De acordo com um 'Eurobarómetro' sobre o instrumento 'NextGenerationEU', o fundo de 800 mil milhões de euros aprovado pelos 27 em julho de 2020, cujo elemento central é o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que financia os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) de cada Estado-membro, os portugueses são os cidadãos comunitários que mais concordam a abordagem escolhida para responder à crise, quer a nível europeu, quer nacional.

O inquérito, conduzido em novembro passado e agora publicado, revela que 86% dos portugueses consideram que a solução acordada -- segundo a qual os Estados-membros prestam apoio financeiro uns aos outros, através de emissão conjunta de dívida -- é "uma boa abordagem" para a UE, e 84% encaram-na como positiva para o país, em ambos os casos os valores mais elevados entre os 27.

Em média, 74% dos cidadãos europeus inquiridos aprovam a 'bazuca' como uma abordagem adequada para a Europa e 70% consideram-na positiva para o seu país. Os valores variam, no primeiro caso, entre os 86% em Portugal e os 66% na Suécia, e, a nível nacional, entre os 84% em Portugal e os 56% na Finlândia.

No entanto, quando questionados sobre se acreditam que o plano de recuperação da UE terá um impacto positivo na sua situação pessoal ou profissional, os portugueses revelam-se menos entusiastas, abaixo mesmo da média comunitária, com apenas 8% a responderem que "sim, muito" e 26% a manifestarem-se convictos de que "sim, um pouco" (contra 9% e 26%, respetivamente, de média na UE).

O PRR português inclui investimentos e reformas em 20 componentes temáticas, com uma verba de 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.

Leia Também: "Já não restam dúvidas" sobre "desastre na execução" do PRR, acusa CDS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório