Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Inflação em França sobe para 6,0% em janeiro

A inflação homóloga em França foi de 6,0% em janeiro, mais uma décima do que em dezembro, devido à aceleração dos preços dos alimentos e da energia, anunciou hoje o instituto nacional de estatística francês (INSEE).

Inflação em França sobe para 6,0% em janeiro
Notícias ao Minuto

11:12 - 31/01/23 por Lusa

Economia França

O aumento dos preços da energia foi de 16,3% em janeiro face ao mesmo mês de 2022, enquanto os alimentos aumentaram 13,2% ao longo de um ano, refere o INSEE num comunicado partilhado no seu portal.

Em dezembro de 2022, os preços da energia tinham aumentado 15,1%, ao passo que os alimentos tinham ficado 12,1% mais caros.

O INSEE estima que os preços da energia recuperem "devido ao aumento dos produtos petrolíferos, em parte devido ao fim de descontos nos combustíveis e ao aumento do gás".

Em janeiro, e em termos homólogos, os preços dos produtos manufaturados cresceram 4,6% (variação igual em dezembro), enquanto os preços dos serviços aumentaram 2,6% (2,9% em dezembro).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), valor de referência para comparações com outros países europeus, foi de 7,0% em janeiro, contra 6,7% em dezembro e 3,3% há um ano.

Leia Também: Preços? Taxa de inflação abranda (pelo 3.º mês consecutivo) para 8,3%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório