Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

FMI aprova ajuda financeira de 38,4 milhões para a Guiné-Bissau até 2026

O Fundo Monetário Internacional aprovou um Programa de Financiamento Ampliado para a Guiné-Bissau para os próximos três anos, no valor de 38,4 milhões de dólares, para garantir a sustentabilidade da dívida e o crescimento económico.

FMI aprova ajuda financeira de 38,4 milhões para a Guiné-Bissau até 2026
Notícias ao Minuto

23:56 - 30/01/23 por Lusa

Economia FMI

"Os objetivos do novo programa da Guiné-Bissau apoiado pelo Fundo são garantir a sustentabilidade da dívida ao mesmo tempo que apoia a recuperação económica, melhora a governação e reduz o risco de corrupção, criando espaço orçamental para sustentar um crescimento inclusivo", lê-se na nota enviada à Lusa.

O programa já aprovado pela administração do FMI tem uma duração de 36 meses e tem um envelope financeiro de 38,4 milhões de dólares (35,3 milhões de euros), sendo que a decisão agora anunciada permite o desembolso imediato de 3,2 milhões de dólares, quase 3 milhões de euros.

O Programa de Financiamento Ampliado (ECF, na sigla em inglês) "é essencial para melhorar a confiança dos doadores e do setor privado e catalisar o muito necessário financiamento concessional da comunidade internacional", lê-se ainda na nota que dá conta da aprovação do novo acordo, que se segue a um programa de nível técnico que esteve em vigor em 2021 e 2022.

"A Guiné-Bissau demonstrou um forte empenho na implementação das reformas num ambiente desafiante, conseguindo completar satisfatoriamente o programa monitorizado pela equipa técnica que teve a duração de nove meses", disse o vice-diretor executivo do Fundo, Bo Li.

"Olhando em frente, apesar de a economia dever recuperar, a perspetiva de evolução está sujeita a significativos riscos descendentes relacionados com fraquezas internas, fragilidade duradoura, volatilidade das exportações de cajus e impactos da guerra da Rússia na Ucrânia, que podem impactar ainda mais os preços dos alimentos e da energia", acrescentou o dirigente do FMI, citado na nota.

Leia Também: FMI confiante que Zâmbia e credores internacionais cheguem a acordo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório