Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Moçambique. Agência norte-americana prevê financiamentos de 459 milhões

A agência de apoio externo norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC, sigla inglesa) prevê assinar este ano um pacote de financiamentos para Moçambique da ordem dos 500 milhões de dólares (459 milhões de euros), anunciou esta segunda-feira um dos dirigentes.

Moçambique. Agência norte-americana prevê financiamentos de 459 milhões
Notícias ao Minuto

14:44 - 30/01/23 por Lusa

Economia Moçambique

"Estimamos 500 milhões de dólares para o pacote de investimentos, um ligado a transportes e conectividade, um segundo projeto sobre gestão de alterações climáticas e um terceiro sobre agricultura comercial", referiu Mahmoud Bah, diretor executivo adjunto da Corporação do Desafio do Milénio (MCC, sigla inglesa).

As declarações foram feitas no final de uma reunião com Max Tonela, ministro da Economia e Finanças, durante uma visita do dirigente da MCC a Moçambique.

Ambos assinaram um memorando sobre o âmbito e objetivos do novo compacto (nome dado ao programa de financiamentos) da MCC com Moçambique.  

Os trabalhos surgem depois de a MCC ter anunciado em abril de 2022 uma verba de 10 milhões de dólares (9,25 milhões de euros) para os trabalhos de preparação do programa.

Embora os projetos de desenvolvimento "venham a ser implementados na província da Zambézia", no centro do país, "as reformas fundamentais do compacto implicarão melhorias a nível nacional focadas na manutenção de estradas e no ambiente empresarial", referiu em comunicado a embaixada norte-americana, citando o memorando.

Como exemplo, "o Governo de Moçambique comprometeu-se a aumentar em 50%, ou seja, em 37,5 milhões de dólares (34,4 milhões de euros), o financiamento para o sistema de manutenção de estradas" do país, acrescentou.

Moçambique já beneficiou de um primeiro programa de financiamento da MCC, concluído em 2013, durante o qual o país recebeu 507 milhões de dólares (465 milhões de euros).

A MCC é uma agência financiada pelo Governo dos EUA que providencia subsídios a países em desenvolvimento.

Leia Também: África subsaariana "bem posicionada" para aumentar produção de gás

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório