BdP apreendeu mais de 10 mil notas falsas em 2022, menos do que em 2021
A novidade é que a "denominação de 10 euros foi a mais apreendida em Portugal, e não a de 20 euros, como em anos anteriores".

© shutterstock

Economia notas falsas
O Banco de Portugal (BdP) divulgou, esta segunda-feira, que apreendeu 10.732 notas falsas em 2022, o que significa uma redução de 1% em comparação com o ano anterior.
"O número de contrafações apreendidas na circulação em 2022 diminuiu 1% relativamente a 2021. Foram apreendidas 10.732 contrafações, o que representa 2,86% do total das apreensões no Eurosistema", refere o BdP, em comunicado.
Ainda assim, o BdP nota que a "quantidade de contrafações detetadas é residual quando comparada com o total de notas em circulação".
A novidade é que a "denominação de 10 euros foi a mais apreendida em Portugal, e não a de 20 euros, como em anos anteriores".
O supervisor da banca sublinha que as "contrafações apreendidas podem ser identificadas utilizando o método 'Tocar – Observar – Inclinar'".
"É importante que os utilizadores verifiquem as notas quando as recebem. Uma contrafação não é reembolsada, o que implica um prejuízo para a pessoa que a recebe", recomenda o BdP.
Informação anual sobre a apreensão de notas contrafeitas de euro na circulação em Portugal© Reprodução do site do Banco de Portugal
Leia Também: Procura emprego? Quinta do Lago promove 'open day' para recrutar
Comentários
Regras de conduta dos comentários