Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Sentimento económico aproxima-se de média a longo prazo na zona euro e UE

O sentimento económico recuperou, em janeiro, tanto na União Europeia (UE, para os 98 pontos) quanto na zona euro (99,9), estando, com esta terceira subida consecutiva, quase na média de longo prazo (100 pontos), segundo dados da Comissão Europeia.

Sentimento económico aproxima-se de média a longo prazo na zona euro e UE
Notícias ao Minuto

10:51 - 30/01/23 por Lusa

Economia Sentimento económico

De acordo com os dados hoje divulgados pela Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o indicador do sentimento económico avançou, em janeiro, 2,3 pontos na UE e 2,8 pontos na zona euro.

O indicador de expectativas de emprego também aumentou em janeiro: 2,3 pontos para 108,5 na UE e 2,7 para 110,1 na zona euro, situando-se muito acima da sua média de longo prazo.

De acordo com o boletim divulgado, as subidas registadas no sentimento económico, em ambas as zonas, refletiram "fortes melhorias na indústria, serviços, comércio retalhista e confiança dos consumidores", tendo recuado no setor da construção.

Considerando as maiores economias europeias, o sentimento económico acelerou em França (4,4 pontos), Espanha (2,7), Alemanha (2,5), Itália (1,7) e, com menor expressão, nos Países Baixos (0,5), tendo-se mantido na Polónia.

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, à espera do sentimento económico na Alemanha

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório