Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Extinção de pasta? CNA "repudia" e "exige revogação" da decisão

Confederação Nacional da Agricultura entende que acabar com a secretaria de Estado da Agricultura revela a "evidente desvalorização de um setor central na economia nacional" e trata-se de "mais uma machadada no Ministério da Agricultura".

Extinção de pasta? CNA "repudia" e "exige revogação" da decisão
Notícias ao Minuto

15:22 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Agricultura

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) repudiou, esta sexta-feira, a decisão do Governo de não nomear nenhum secretário de Estado para a pasta da Agricultura, pedindo que esta decisão seja revogada com urgência.

"A CNA repudia veementemente a extinção da Secretaria de Estado da Agricultura e exige a revogação desta decisão o mais urgentemente possível", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Também a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) já disse que a medida mostra "desprezo" pelo setor, ao passo que a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) exigiu um "esclarecimento imediato" ao Governo.

A CNA considera que "acabar com a secretaria de Estado da Agricultura, para além do que revela de evidente desvalorização de um setor central na economia nacional e na ocupação do território, é dar mais uma machadada no Ministério da Agricultura, que assim se vai paulatinamente extinguindo, o que constitui um erro gravíssimo com consequências desastrosas para os agricultores e para o país". 

Recorde-se que um decreto-lei, publicado esta sexta-feira, determina que a ministra Maria do Céu Antunes passará a ser coadjuvada, de agora em diante, pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Extinguindo-se, assim, a secretaria de Estado da Agricultura, e o lugar deixado por Carla Alves não será preenchido.

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, garantiu, esta sexta-feira, que o decreto-lei que saiu hoje "não extinguiu nenhuma secretaria de Estado" porque "o conceito de secretaria de Estado não existe no ordenamento português".

Leia Também: Agricultura. CONFAGRI exige "esclarecimento imediato" ao Governo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório