Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Sete dicas para (ajudar a) baixar a fatura da eletricidade

Desde olhar para a fatura da eletricidade até aproveitar o calor do forno, fique a par de sete dicas que podem ajudar a poupar.

Sete dicas para (ajudar a) baixar a fatura da eletricidade
Notícias ao Minuto

08:20 - 29/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Os dias mais frios podem significar um acréscimo da fatura da energia, mas há alguns comportamentos que podem ajudar a poupar. A DECO Proteste partilha sete dicas que ajudam a reduzir os consumos. Tome nota: 

  1. Olhando para a sua fatura consegue identificar se o seu consumo em vazio representa metade do valor total ou próximo? Em caso afirmativo a tarifa bi-horária pode compensar.
  2. Não deixe os equipamentos elétricos em standby. Embora pareçam desligados, estão a consumir energia. Ao desligá-los na tomada, poderá poupar cerca de 10% na fatura energética. Se desligar, por exemplo, as boxes da TV, em vez de as deixar em standby, poderá poupar cerca de 14 euros por ano.
  3. Se precisa de comprar um novo eletrodoméstico, opte por um que seja eficiente. A etiqueta energética ajuda a identificar a melhor opção.
  4. Sempre que sair de uma divisão, apague as luzes.
  5. A temperatura adequada ronda os 20ºC no inverno e os 25ºC no verão. A redução de apenas um grau no aquecimento, no inverno, pode valer-lhe uma poupança de energia até 8 por cento. No verão, evite a entrada de calor em casa, fechando as janelas e as persianas. Racionalize o uso do ar condicionado, evitando colocá-lo a uma temperatura inferior a 24ºC.
  6. Evite abrir o frigorífico e a arca congeladora se não for mesmo necessário. Confirme também se estes equipamentos têm a temperatura ajustada. Podem estar a consumir demasiada energia sem que se aperceba.
  7. Se precisa de usar o forno, desligue-o antes de o cozinhado estar pronto. Pode aproveitar o calor residual para o terminar. 

Leia Também: 50/30/20. Já conhece esta técnica que ajuda a poupar dinheiro?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório