Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Mercados europeus abrem mistos e bolsa portuguesa em terreno negativo

Os mercados europeus abriram hoje mistos, com Londres e Paris em terreno negativo, tal como Lisboa, com os investidores a avaliar as perspetivas de ganhos, no meio de um ambiente económico desafiante.

Mercados europeus abrem mistos e bolsa portuguesa em terreno negativo
Notícias ao Minuto

09:10 - 27/01/23 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca de 10 minutos após a abertura das praças europeias, Londres (FTSE 100) cedia 0,02% e Paris (CAC 40) 0,33%.

O Stoxx Europe 600 também seguia a mesma tendência, a descer 0,06% no início da última sessão da semana.

Em sentido inverso abriram os mercados de Frankfurt, Madrid e Milão. O DAX (Frankfurt) iniciou a sessão sem grande oscilação, 0,02%, enquanto Madrid (IBEX 35) avançava 0,19%.

No caso do FTSE MIB (Milão), o índice progredia 0,20%.

Em Lisboa, o principal índice PSI seguia em terreno negativo, a desvalorizar 0,48% para 5.932,86 pontos.

As bolsas europeias estão preparadas para o melhor desde janeiro de 2015, já que a reabertura da China, o arrefecimento da inflação e o abrandamento da crise energética alimentaram o otimismo dos investidores, de acordo com os analistas.

Agora o foco está nas perspetivas de ganhos à medida que as empresas divulgam os seus resultados, mostrando como estão a enfrentar ventos contrários, nomeadamente a desaceleração da procura e taxas de juros mais altas.

"Os mercados europeus tiveram um bom começo de ano, mas será o desempenho de seus lucros que determinará o desempenho do preço das ações no decorrer do ano", afirma Sharon Bentley-Hamlyn, diretora de investimentos da Aubrey Capital Management, citada pela Bloomberg.

"Um movimento descendente nas taxas de juros será apenas a cereja do bolo", acrescentou a responsável.

Uma análise de economistas mostra que aumentos consecutivos nas taxas de juros de 50 pontos-base fazem parte da política do Banco Central Europeu (BCE), cuja batalha contra a inflação persistente levará a elevar os custos dos empréstimos até maio.

"As reuniões do Fed [Reserva Federal norte-americana] e do BCE na próxima semana podem ser mais importantes para o destino de curto prazo da recuperação das ações do que para os ganhos", escreveram os estrategas do Barclays, citados pela Bloomberg.

A bolsa de Tóquio encerrou a sessão praticamente inalterada, nos 0,07%, depois dos mercados acionistas norte-americanos terem encerrado na véspera em alta, impulsionados pela divulgação de indicadores melhores do que o esperado.

Leia Também: Bolsas europeias seguem em alta e Lisboa acompanha a tendência

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório