Madeira vai apoiar empresas afetadas pelo aumento dos fatores de produção

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) indicou hoje que vai criar um apoio financeiro "excecional e a fundo perdido" para reforçar liquidez das empresas afetadas pelos aumentos acentuados dos fatores de produção devido à guerra na Ucrânia.

Notícia

© iStock

Lusa
26/01/2023 21:09 ‧ 26/01/2023 por Lusa

Economia

Governo da Madeira

A decisão foi tomada na reunião do Conselho do Governo Regional, que decorreu no Funchal, e insere-se nos termos do "Quadro Temporário de Crise relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia na sequência da agressão da Ucrânia pela Rússia".

O executivo madeirense, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, não indica o valor do apoio, mas esclarece que se destina às empresas com estabelecimento localizado na Região Autónoma da Madeira, afetadas pelos "aumentos acentuados dos fatores de produção", em especial o aumento dos custos energéticos.

O objetivo é facilitar a continuidade da sua atividade económica e a preservação das capacidades produtivas e do emprego.

Na reunião de hoje, o Governo da Madeira aprovou, entre outras medidas, 15 contratos-programa com as rádios locais do arquipélago, no valor total de 352.500 euros.

O executivo avançou também com a regulamentação do decreto legislativo regional que estabeleceu a organização e o funcionamento do sistema elétrico da Região Autónoma da Madeira, aprovando o regime de produção de eletricidade a partir de fontes de energias renováveis, com capacidade instalada igual ou inferior a 5 MW.

Leia Também: Movimento de passageiros nos aeroportos da Madeira mais do que duplicou

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas