Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Gigante italiana Eni vai investir 8 mil milhões no gás da Líbia

A multinacional italiana de energia Eni vai investir 8 mil milhões de dólares (cerca de 7,4 mil milhões de euros) no desenvolvimento de locais de gás 'offshore' na costa da Líbia, foi hoje anunciado.

Gigante italiana Eni vai investir 8 mil milhões no gás da Líbia
Notícias ao Minuto

23:11 - 25/01/23 por Lusa

Economia Energia

"Chegámos a um acordo com a Eni para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás, visando dois campos 'offshore' capazes de produzir 850 milhões de metros cúbicos de gás" por dia, disse o presidente da Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC), Farhat Bengdara, em entrevista televisiva ao canal local al-Masar.

Questionada pela AFP, a Eni não quis comentar.

Este acordo "entre o NOC e a Eni será assinado no sábado, dia 28 de janeiro, em cerimónia oficial, para o investimento de 8 mil milhões de dólares para o desenvolvimento destes dois campos", precisou Bengdara.

Uma visita do primeiro-ministro italiano, Giorgia Meloni, está marcada para os próximos dias em Tripoli, segundo a imprensa líbia e italiana.

Quase onze anos após a queda de Muammar Gaddafi, a Líbia, que possui as reservas de petróleo mais abundantes de África, continua dividida entre fações rivais do leste e do oeste.

Desde março, dois governos disputam o poder, um baseado em Tripoli (oeste) e reconhecido pela ONU, outro apoiado pelo parlamento e pelo campo do marechal Khalifa Haftar, o homem forte do Oriente.

Na última década, a Líbia tem sido regularmente assolada por confrontos violentos entre fações rivais do Oriente e do Ocidente, que afetaram a exploração dos depósitos, o transporte de hidrocarbonetos e os terminais de petróleo.

Em dezembro, a NOC pediu às empresas estrangeiras do setor de hidrocarbonetos que retomassem as suas operações de exploração e produção.

Na altura, a NOC explicou que tinha realizado uma "avaliação" da situação de segurança e notado uma "melhoria dramática" em alguns locais onde antes era difícil operar.

Este setor vital para a economia da Líbia precisa de investimentos estrangeiros para atingir os níveis de produção esperados, com o país a pretender aumentar a sua produção de petróleo para 2 milhões de barris por dia, quase o dobro em relação ao nível atual de 1,2 milhões.

Leia Também: Inaugurada polémica plataforma de exploração petrolífera no Uganda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório