Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Investidores europeus compram britânica Truphone a oligarcas russos

A sociedade britânica Truphone, operadora de rede móvel virtual, propriedade de vários oligarcas russos, entre os quais Roman Abramovitch, anunciou terça-feira a sua aquisição por investidores europeus.

Investidores europeus compram britânica Truphone a oligarcas russos
Notícias ao Minuto

00:12 - 25/01/23 por Lusa

Economia Rússia

O empresário alemão Hakan Koc e o investidor Pyrros Koussios, antigo dirigente do setor das telecomunicações baseado na Suíça, concluíram, com efeito imediato, a sua aquisição da Truphone", indicou a sociedade em comunicado.

Esta compra, realizada por uma libra, segundo vários meios britânicos, foi autorizada pelo governo britânico no final de 2022, no quadro da autorização de investimentos e segurança nacional detalhou-se no comunicado.

O futuro da empresa, que emprega mais de 400 pessoas e fornece cartas sim integradas aos operadores telefónicos, estava em suspenso depois da invasão da Ucrânia pela Federação Russa e subsequentes sanções contra os oligarcas e as entidades ligadas ao regime de Moscovo.

Em 2020, a Truphone tinha sido avaliada em 410 milhões de libras (464 milhões de euros ao câmbio atual).

"Estamos encantados por ver que, apesar dos desafios que a empresa enfrentou, com a ajuda do governo do Reino Unido (...) fomos capazes de preservar o valor e a atividade da empresa e proteger o emprego dos nossos trabalhadores", congratulou-se Jeremy Fletcher, presidente da administração da Truphone, citado no comunicado.

Leia Também: Russos apresentaram mais de 60 pedidos contra sanções junto do TJUE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório