Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Wall Street fecha em alta com investidores otimistas com Fed e resultados

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores mais inclinados para posições otimistas no início de uma semana bolsista carregada de resultados trimestrais empresariais.

Wall Street fecha em alta com investidores otimistas com Fed e resultados
Notícias ao Minuto

23:20 - 23/01/23 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,76%, o tecnológico Nasdaq, progrediu 2,01% e o alargado S&P500 ganhou 1,19%, voltando a fechar acima dos quatro mil pontos, nos 4.019,81.

"Os investidores focaram-se nos resultados de empresas e, mesmo que estes tenham sido, na minha opinião, um pouco dececionantes, as ações portaram-se bem", apontou Hugh Johnson, da consultora Hugh Johnson Economics, sublinhando os desempenhos do setor da alta tecnologia e os gastos facultativos.

Nada menos do que 11 membros do Dow Jones, grosso modo um terço do total, vão apresentar esta semana os números do seu desempenho no último trimestre de 2022, que, em muitos casos, coincide com o anual.

A partir de terça-feira são esperados os de Johnson and Johnson, 3M, General Electric e Microsoft. Na quarta-feira é a vez de Boeing e Tesla.

Mas, ainda segundo Johnson, foi sobretudo a antecipação feita da atitude futura da Reserva Federal (Fed) que motivou o bom humor dos investidores.

Os investidores "inclinam-se para a ideia de que a Fed vai levantar o pé em relação à subida da taxa de juro, o que é sinónimo de melhores tempos económicos, melhores resultados de empresas e melhores cotações das ações", resumiu.

A Fed, cujo comité de política monetária (FOMC, na sigla em Inglês) se reúne na próxima semana, dirige-se, segundo várias fontes, para uma subida mais baixa da sua taxa de juro de referência em um quarto de ponto percentual (25 pontos-base), depois de a ter elevado em meio ponto percentual em dezembro.

"A grande expectativa agora, quanto à Fed, é que suba a taxa apenas em um quarto de ponto (percentual) em fevereiro e também em março", comentou Johnson.

"Tanto mais que, depois da evolução dos produtos a prazo baseado nos fundos federais, os investidores começam a pensar que a Fed vai baixar a taxa no último trimestre de 2023", avançou.

Pela sua leitura, os investidores inclinam-se "ligeiramente para o otimismo, o que se vê no desempenho das ações".

Entre as cotadas, a sueca Spotify avançou 2,08%, depois de ter anunciado o despedimento de 600 pessoas, correspondentes a seis por cento do seu efetivo, no que foi o episódio mais recente de uma série de grandes despedimentos pelos conglomerados da internet para reduzirem custos.

A mesma causa determinou uma valorização de 27% da ação da Wayfair, que vende mobiliário em linha, depois de anunciar o despedimento de 10%% dos seus trabalhadores.

Leia Também: Bolsa de Lisboa fecha em alta com PSI a subir 0,99%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório