Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Preço médio da ERSE sobe esta semana 1,6% para gasolina e 2% para gasóleo

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,6% para a gasolina e 2% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado pelo regulador.

Preço médio da ERSE sobe esta semana 1,6% para gasolina e 2% para gasóleo
Notícias ao Minuto

18:05 - 23/01/23 por Lusa

Economia Combustíveis

Assim, de acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE para esta semana, "o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,877 Euro/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 1,022 Euro/l para o gasóleo simples", sendo que "após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,725 Euro/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,695 Euro/l para o gasóleo simples".

Segundo o mesmo documento, o "Preço Eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de +1,6%, para a gasolina e de +2,0% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +3,6% e do gasóleo simples em +3,6%", destacou.

Por outro lado, "relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 2,6 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,7 cent/l, acima no caso do gasóleo simples".

Em termos percentuais, "a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,5% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,6% acima do Preço Eficiente", disse a ERSE.

O Preço Eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos".

Por fim, "ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos Preços com Descontos, publicados pela DGEG [Direção-Geral de Energia e Geologia], a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1,5% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de -3,1%". Assim, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -2,6 cent/l, e para o gasóleo simples, em -5,0 cent/l, abaixo dos respetivos Preços Eficientes", disse o regulador.

Segundo informação publicada pela comunicação social, a gasolina sobe esta semana quatro cêntimos e o gasóleo aumenta dois cêntimos.

Leia Também: Combustíveis ficam mais caros hoje (mas estes são os postos mais baratos)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório