Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

África? Refinar petróleo é melhor maneira de compensar poços envelhecidos

A consultora Fitch Solutions alertou hoje para a necessidade de haver mais refinarias na África subsaariana para aproveitar na totalidade o potencial de exploração da região e evitar o impacto da volatilidade dos preços internacionais.

África? Refinar petróleo é melhor maneira de compensar poços envelhecidos
Notícias ao Minuto

09:25 - 23/01/23 por Lusa

Economia Fitch Solutions

"Muitas das refinarias da região sofreram de subinvestimento generalizado nos últimos anos, o que levou a fracas taxas de utilização e problemas de manutenção", lê-se num análise da consultora Fitch Solutions ao setor do petróleo e gás da África subsaariana.

Na análise, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, estes analistas da consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings escrevem que é preciso um investimento maior nas refinarias da região, e até novas refinarias, para a região conseguir tirar proveito dos mais 125 mil milhões de barris em reservas comprovadas, das quais apenas pouco mais de um milhão é refinado na região.

"Vários projetos de refinação estão em avaliação ou já lançados, o que vai ajudar a reduzir a necessidade de importações de petróleo refinado até médio prazo", dizem os analistas, apontando os casos de Nigéria, Angola e Uganda como os únicos países em que a capacidade de refinação vai aumentar.

A Nigéria, salientam, é o caso mais emblemático, pois sendo o maior produtor da região, é o que mais tem a ganhar ao refinar o crude no próprio país, evitando exportar o crude e depois ter de o recomprar mais caro, já refinado.

"O início do funcionamento da refinaria Dangote no final de 2022 vai aumentar a capacidade de refinação da Nigéria em 650 mil barris por dia", lê-se na análise, que salienta também a aposta de Angola na refinação local.

"Uma nova estratégia multianual do Governo de Angola melhorou o potencial da capacidade de refinação no país, que deverá aumentar em 168 mil barris até 2024, havendo a possibilidade de serem refinados mais 200 mil barris por dia", refere.

Pelo contrário, a África do Sul é o único país da região que deverá ver a capacidade de refinação reduzida nos próximos anos, nota a Fitch Solutions, que deverá passar de mais de 700 mil barris por dia para mais de 580 mil, devido à conversão da refinaria Engen num terminal de importação, uma operação prevista para o final deste ano, conclui a Fitch Solutions.

Leia Também: Escritaria estreia-se em Angola com homenagem a Pepetela

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório