Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Voo marcado para os dias de greve? TAP prepara "plano de contingência"

O Notícias ao Minuto já questionou fonte oficial da companhia aérea sobre quando é que este plano será divulgado e quando é que os passageiros que têm voos marcados poderão alterá-los, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.

Voo marcado para os dias de greve? TAP prepara "plano de contingência"
Notícias ao Minuto

07:47 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Aviação

Se tem um voo agendado para entre os dias 25 e 31 de janeiro saiba que a TAP está a preparar um "plano de contingência" para ajustar a operação e flexibilizar alterações e reembolsos de viagens. A empresa já disse que mais de mil voos serão cancelados

"Para tentar mitigar os efeitos desta greve nos nossos passageiros, a TAP está a construir um plano de contingência que permita minimizar os transtornos causados, designadamente, através do ajuste da operação, bem como através da flexibilização de alteração do agendamento das viagens e dos reembolsos de bilhetes", explicou a TAP, em comunicado enviado às redações na quinta-feira. 

O Notícias ao Minuto já questionou fonte oficial da companhia aérea sobre quando é que este plano será divulgado e quando é que os passageiros que têm voos marcados poderão alterá-los, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.

A TAP anunciou, contudo, que a greve dos tripulantes, prevista para o período entre 25 e 31 de janeiro, levará ao cancelamento de 1.316 voos e vai gerar um impacto direto de 48 milhões de euros.

"Com esta nova paralisação serão cancelados 1.316 voos e afetados 156 mil passageiros, o que representa um custo total direto estimado de 48 milhões de euros (29,3 milhões em receitas perdidas e 18,7 milhões em indemnizações aos passageiros)", destacou a TAP.

A transportadora prevê ainda "perdas de 20 milhões adicionais devido ao impacto potencial nas vendas para outros dias e à sub-optimização de outros voos, com passageiros reacomodados".

Na mesma nota, a companhia destacou que "como já referido pela CEO [presidente executiva], estava a ser analisada uma recompensa a todos os trabalhadores da TAP, na sequência dos resultados obtidos, e que, brevemente, seria anunciada e que fica agora posta em causa".

Na terça-feira, Christine Ourmières-Widener disse, numa mensagem aos colaboradores, a que a Lusa teve acesso que a TAP ia investir 48 milhões de euros em remunerações aos trabalhadores, "para alívio dos cortes salariais", tendo registado, no ano passado, uma "das maiores receitas da sua história".

Os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) rejeitaram, em assembleia-geral, a proposta da TAP e decidiram manter o pré-aviso de greve entre os dias 25 e 31 de janeiro.

Leia Também: Menos de 26 anos e rendimentos até 'este' valor? Eis o que fazer no IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório