Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Banco central da China mantém taxa de juro de referência em 3,65%

O Banco Popular da China (banco central) anunciou, esta sexta-feira, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,65%, inalterada desde a redução de cinco pontos--base (0,05 pontos percentuais) realizada em agosto.

Banco central da China mantém taxa de juro de referência em 3,65%
Notícias ao Minuto

09:21 - 20/01/23 por Lusa

Economia China

Na atualização mensal, a instituição indicou que a taxa de referência para empréstimos (LPR, na sigla em inglês) se vai manter no nível atual, durante pelo menos um mês.

O indicador, estabelecido como referência para as taxas de juros em 2019, é usado para definir o preço dos novos empréstimos - geralmente para as empresas - e do crédito com juros variáveis, que está pendente de reembolso.

O cálculo é realizado com base nas contribuições para os preços de uma série de bancos - incluindo os pequenos credores que tendem a ter custos de financiamento mais elevados e maior exposição a empréstimos malparados - e visa reduzir os custos do crédito e apoiar a "economia real".

A LPR a cinco anos ou mais - a referência para o crédito à habitação - também não se alterou, mantendo-se nos 4,3%, depois de ter sofrido também o último corte em agosto de 2022, de 15 pontos base (0,15 pontos percentuais).

O banco central confirmou assim as previsões dos analistas, que anteciparam que não haveria alterações nas principais taxas de juros da China este mês.

Leia Também: Associação de Turismo Chinês: "Reabertura [do país] é boa para Portugal"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório