Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Poupança em certificados de aforro atinge valor mais elevado desde 2006

As entradas de dinheiro em certificados de aforro (CA) em dezembro ascenderam a 1.994 milhões de euros, elevando para 19.626 milhões de euros o saldo aplicado neste tipo de poupança, o mais alto desde pelo menos 2006.

Poupança em certificados de aforro atinge valor mais elevado desde 2006
Notícias ao Minuto

18:18 - 18/01/23 por Lucília Tiago

Economia Poupança

A subida das Euribor -- indexante usado para a determinação da taxa de juro dos certificados de aforro -- que se tem vindo a registar nos últimos meses, tem sido acompanhada de um reforço da poupança dos particulares nestes títulos de dívida pública.

O último relatório mensal do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública indica que, em dezembro, os portugueses colocaram 1.994 milhões de euros em CA da série E (a única que está atualmente ativa), superando os 1.764 milhões de euros entrados em novembro.

Já as saídas (amortizações) durante o último mês de 2022 foram de 78 milhões de euros.

Entre emissões de amortizações registadas ao longo do ano passado, o saldo dos certificados de aforro ascendeu em 31 de dezembro a 19.626 milhões de euros, longe dos 12.469 milhões de euros contabilizados no final de 2021, e o valor mais elevado desde pelo menos 2006.

A taxa de juro da série de certificados de aforro atualmente em comercialização (a série E) é determinada mensalmente (no antepenúltimo dia do mês, para vigorar no seguinte), tendo em conta uma fórmula que contempla um prémio de permanência e a média dos valores da Euribor a três meses observados nos 10 dias úteis anteriores.

As regras limitam o prémio de permanência a um máximo de 1% (valor atribuído a partir do 6.º ano da subscrição e até ao fim do prazo), definindo ainda que da fórmula não pode resultar uma taxa base superior a 3,5%.

A taxa de juro bruta para as novas subscrições e capitalizações de CA em dezembro foi fixada em 2,842%, tendo subido para 3,088% para as subscrições de janeiro, o que deverá levar a que a procura deste produto de poupança se mantenha elevada.

Leia Também: CGD. STEC acusa Paulo Macedo de "tentar atacar e denegrir" trabalhadores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório