Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Aposta na ferrovia vai continuar sem "hesitação ou mudança de rumo"

O novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, assegurou hoje no Porto que a aposta na ferrovia por parte do Governo vai continuar "sem nenhuma hesitação ou mudança de rumo", no final da apresentação do plano urbanístico de Campanhã.

Aposta na ferrovia vai continuar sem "hesitação ou mudança de rumo"
Notícias ao Minuto

18:40 - 17/01/23 por Lusa

Economia João Galamba

"Connosco, a aposta na ferrovia irá continuar, com o imprescindível trabalho do secretário de Estado das Infraestruturas [Frederico Francisco], sem nenhuma hesitação ou mudança de rumo", disse hoje João Galamba na sessão que decorreu na Câmara Municipal do Porto.

Esta foi a última mensagem do governante no seu discurso, não tendo falado aos jornalistas no final da sessão que decorreu na Sala das Sessões, e que contou com intervenções do vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, do arquiteto Joan Busquets e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Durante a sua primeira aparição pública desde que assumiu funções, João Galamba recordou a política ferroviária do Governo, assinalando que foi com o executivo PS que "se reabriram oficinas", onde se conseguiu "recuperar dezenas de carruagens, locomotivas e automotoras".

"Foi por este motivo que aproveitei a minha vinda ao distrito do Porto para conhecer as oficinas de Guifões [em Matosinhos] e testemunhar, em primeira mão, o trabalho que ali é desenvolvido e que vai continuar a ser desenvolvido não só naquelas, como em todas as oficinas ferroviárias espalhadas pelo país", afirmou o sucessor de Pedro Nuno Santos à frente da pasta das Infraestruturas.

O novo ministro, antigo secretário de Estado do Ambiente e da Energia, classificou o projeto da Alta Velocidade ferroviária, cuja execução permitirá a requalificação da zona de Campanhã, como "a maior transformação na ferrovia, em Portugal, no último século".

João Galamba disse ainda que a CP - Comboios de Portugal espera adjudicar "durante este trimestre" o concurso público para a aquisição de 117 automotoras elétricas.

Leia Também: BE quer ouvir João Galamba sobre limitações da Transtejo/Soflusa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório