Aposta na ferrovia vai continuar sem "hesitação ou mudança de rumo"

O novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, assegurou hoje no Porto que a aposta na ferrovia por parte do Governo vai continuar "sem nenhuma hesitação ou mudança de rumo", no final da apresentação do plano urbanístico de Campanhã.

"Não posso ser porta voz de um órgão a que não pertenço", explica Galamba

© Gerardo Santos / Global Imagens

Lusa
17/01/2023 18:40 ‧ 17/01/2023 por Lusa

Economia

João Galamba

"Connosco, a aposta na ferrovia irá continuar, com o imprescindível trabalho do secretário de Estado das Infraestruturas [Frederico Francisco], sem nenhuma hesitação ou mudança de rumo", disse hoje João Galamba na sessão que decorreu na Câmara Municipal do Porto.

Esta foi a última mensagem do governante no seu discurso, não tendo falado aos jornalistas no final da sessão que decorreu na Sala das Sessões, e que contou com intervenções do vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, do arquiteto Joan Busquets e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Durante a sua primeira aparição pública desde que assumiu funções, João Galamba recordou a política ferroviária do Governo, assinalando que foi com o executivo PS que "se reabriram oficinas", onde se conseguiu "recuperar dezenas de carruagens, locomotivas e automotoras".

"Foi por este motivo que aproveitei a minha vinda ao distrito do Porto para conhecer as oficinas de Guifões [em Matosinhos] e testemunhar, em primeira mão, o trabalho que ali é desenvolvido e que vai continuar a ser desenvolvido não só naquelas, como em todas as oficinas ferroviárias espalhadas pelo país", afirmou o sucessor de Pedro Nuno Santos à frente da pasta das Infraestruturas.

O novo ministro, antigo secretário de Estado do Ambiente e da Energia, classificou o projeto da Alta Velocidade ferroviária, cuja execução permitirá a requalificação da zona de Campanhã, como "a maior transformação na ferrovia, em Portugal, no último século".

João Galamba disse ainda que a CP - Comboios de Portugal espera adjudicar "durante este trimestre" o concurso público para a aquisição de 117 automotoras elétricas.

Leia Também: BE quer ouvir João Galamba sobre limitações da Transtejo/Soflusa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas