Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Coimbra. IEFP vai aumentar qualificações dos trabalhadores do Politécnico

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai aumentar a qualificação dos trabalhadores do Politécnico de Coimbra, através de formações nos Centros Qualifica, no âmbito de uma parceria assinada hoje.

Coimbra. IEFP vai aumentar qualificações dos trabalhadores do Politécnico
Notícias ao Minuto

18:12 - 16/01/23 por Lusa

Economia Emprego

"Com a assinatura deste acordo, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) reconhece que o aumento da qualificação dos seus trabalhadores constitui um recurso fundamental ao desenvolvimento do País e que está disponível para colaborar na promoção deste desígnio, nomeadamente dando continuidade à promoção da formação dos seus trabalhadores", refere um comunicado enviado à agência Lusa.

Citado na nota, o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, explicou que esta parceria vem "alargar o espectro do trabalho e de colaboração que podemos fazer em conjunto com o IEFP, em complementaridade com outras entidades e não em concorrência".

O dirigente destacou ainda o caminho que a instituição tem feito de inserção no território através de diversas iniciativas, nomeadamente com a criação de polos de ensino superior na Lousã e em Cantanhede, mas também com o desenvolvimento de projetos como o @GIR -- Gabinetes de Inovação Territorial, em conjunto com autarquias e a associação Coimbra iTEC com o Instituto Superior Miguel Torga e o Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC).

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o delegado regional do Centro do IEFP, António Alberto Costa, realçou o papel dos centros Qualifica na estratégia de formação ao longo da vida, envolvendo as instituições, em particular as de ensino superior, e as empresas.

O responsável salientou que existe uma geração "que não beneficiou de formação ao longo da vida e que este é um direito de todos", reforçando a necessidade de aumentar a formação da população nas áreas do emprego digital e das "competências verdes".

Para António Alberto Costa, esta formação certificada será resultado de um processo de identificação de necessidades de formação junto dos trabalhadores, bem como das condições de espaço e de calendarização para a realização da mesma.

A formação aos trabalhadores do IPC será ministrada através dos centros Qualifica dos centros de Emprego e Formação Profissional de Coimbra e do Pinhal Interior Norte.

Leia Também: Estrangeiros a trabalhar em Portugal? IEFP recebeu 144 mil inscrições

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório